FAQs

Fazer uma Pergunta

Por que é necessário instalar reatância de rede na entrada de inversores de frequência

Termos usuais : reatância de rede ou de alimentação, filtro de harmônicas, indutância de linha
Siga também as orientações de catálogo e manual do produto sobre quando utilizar reatância de rede.
 
Devido as características do circuito de entrada, comum a maioria dos inversores de mercado, constituído de um retificador a diodos e um banco de capacitores de filtro, a sua corrente de entrada (drenada da rede) possui uma forma de onda não senoidal contendo harmônicas de frequência fundamental.
Estas correntes harmônicas circulando nas impedâncias de rede de alimentação provocam quedas de tensão harmônicas, distorcendo a tensão de alimentação do próprio inversor ou de outros equipamentos instalados à rede.
Como efeito destas distorções de corrente e tensão podemos ter o aumento de perdas elétricas nas instalações com o sobreaquecimento de seus componentes (cabos, transformadores, banco de capacitores, motores, etc.), bem como um baixo fator de potência.
As harmônicas da corrente de entrada são dependentes dos valores das impedâncias presentes no circuito de entrada/saída do retificador.
A adição de uma reatância (indutância) de rede e/ou reatância no link CC reduzem o conteúdo harmônico de corrente, proporcionando as seguintes vantagens:
 - Aumento do fator de potência na entrada do inversor
 - Redução da corrente eficaz na entrada,
 - Diminuição da distorção da tensão na rede de alimentação,
 - Aumento da vida útil dos capacitores no link CC

Pesquise mais informações no campo de FAQs acima.
Isso foi útil?
O que podemos fazer para melhorarmos?