FAQs

Fazer uma Pergunta

Como programar a IHM paralela no software Winsup2?

Através do editor de telas da IHM, o usuário tem acesso a todas as ferramentas para a configuração e
confecção de telas. Para acessá-lo, siga os seguintes passos:

1. Acesse a guia IHM – Telas, na janela “Configuração do Projeto”;



2. Com um duplo clique sobre a lista de telas, selecione a tela que se deseja editar. O editor de telas será aberto.



Para inserir campos na tela da IHM, selecione o tipo de campo desejado na barra de ferramentas
lateral, e clique sobre o ponto da tela que se deseja inserir o campo.
Para alterar campos já existentes, clique sobre o campo desejado na tela. As propriedades do campo
serão automaticamente exibidas.

Descrição do Editor de Telas


A. Área de edição e visualização da tela da IHM
.
Visualiza a aparência final da tela na IHM, mostrando a disposição dos campos e textos. O texto é
editado diretamente nesta área.

B. Telas de Navegação.
Na programação da tela da IHM, o programador pode associar uma tela à tecla S1 e outra à tecla
S2, habilitando a função “Possui navegação”. Ao se pressionar qualquer uma das duas teclas
enquanto esta tela estiver sendo exibida na IHM, a tela associada à tecla pressionada será
chamada.

C. Habilitação da senha na tela.
Define se a tela exigirá uma senha para permitir a utilização dos campos que alteram valores no
CLP (edição, seletora e Liga/Desliga).

D. Identificação.
Descrição da Tela, inserida a critério do usuário. O texto aqui digitado será exibido na lista da tela,
na coluna Descrição.

E. Bloco.
Define como serão interpretados os comandos de navegação da IHM nesta tela.
• Início: Permite a navegação para telas posteriores. Bloqueia a navegação para telas
anteriores.
• Intermediário: Permite a navegação para telas anteriores e posteriores.
• Fim: Permite a navegação para telas anteriores. Bloqueia a navegação para telas
anteriores.
• Início/Fim: Bloqueia a navegação para telas anteriores e posteriores.

F. Modo de Digitação:
Com a função texto habilitada, informa ao usuário em qual modo de digitação o sistema está
operando.
Insert: O caractere digitado é inserido entre os caracteres já digitados,
deslocando os caracteres à sua frente.
Overwrite: O caractere digitado sobrescreve os caracteres já digitados, a
apagando o caractere à sua frente.

G. Campos:
• Edição
• Visualização
• Seletora
• Liga/Desliga
• Bargraph
• String
• Texto
Isso foi útil?
O que podemos fazer para melhorarmos?