FAQs

Fazer uma Pergunta

Qual a diferença entre as curvas de funcionamento B , C e D dos disjuntores modulares

Os disjuntores realizam a proteção contra curto circuito , para realizar esta proteção , os disjuntores tem que ter um valor de ajuste desta proteção , por varios motivos como : para se realizar o estudo de seletividade , para que os fabricantes dos condutores possam dimensionar os condutores e os isolantes , para que se possa dimensionar a proteção em função das caracteristicas das cargas ( ex.- partida de motor ) , outros fatores . A norma ABNT NBR IEC 60898 prescreve estes valores de ajuste de disparo das proteções de curto circuito e as denominam com as siglas B , C e D .

Valores de ajuste das proteções de curto circuito :
B - o valor de ajuste da proteção de curto circuito fica entre 3 e 5 x In ( corrente nominal do disjuntor )
C- o valor de ajuste da proteção de curto circuito fica entre 5 e 10 x In
D- o valor de ajuste da proteção de curto circuito fica entre 10 e 14 x In

Exemplos de aplicação
B- para circuitos de distribuição de tomadas , iluminação e alimentadores cujas cargas sejam de caracteristicas resistivas ou de pequena potencia indutivas ( ex.- ventiladores pequenos ) . Circuitos onde o comprimento dos condutores sejam grandes , onde a impedancia dos condutores atenuam o valor da corrente de curto circuito , o que exige um valor de atuação baixo , entre 3 a 5 x In

C- para circuitos de distribuição de tomadas , iluminação e alimentadores cujas cargas podem ser de potencias indutivas pequenas e medias de uso domestico ( ex. - exaustor ) .

D- para circuitos de distribuição com alimentadores de cargas indutivas de media potencia ( ex. - ar condicionado )

 
Isso foi útil?
O que podemos fazer para melhorarmos?