FAQs

Fazer uma Pergunta

Como partir cargas pesadas com o Altistart 48 (ATS48), ou o ATS48 não está conseguindo partir o motor, ou ajustes básicos iniciais do ATS48

A orientação abaixo não substitui a leitura atenta do manual de operação do ATS48, principalmente quanto a cuidados de instalação e de segurança de pessoas e equipamentos.

Referenciadas as páginas do manual em português para mais detalhes.
Segue sugestão de sequência de ajustes menu / parâmetro.
Consideramos que outros parâmetros não mencionados aqui estão na configuração de fábrica.
Atenção às regulagens requeridas por sua aplicação que devem ser seguidas à parte a esta orientação.

1) Pág. 48, SEt / In = ajuste em A, corrente nominal do motor (utilizado para a proteção térmica do motor e base para o limite de corrente na partida)

2) Pág. 48, SEt / ILt = 400% de In (regulagem de fábrica, corrente de limitação), o ideal é começar o teste por este valor, mas pode-se partir de um valor já testado previamente.

3) Pág. 49, SEt / t90 = 20% (regulagem de fábrica), adequado para partida de bombas d´água ou cargas de baixo torque/conjugado de partida. Caso esse ajuste seja insuficiente sugestão de ajuste inicial 100% (aumenta o conjugado inicial de partida, mas ainda respeitando o limite de corrente em ILt)

4) Pág. 57 drC / bSt = OFF (regulagem de fábrica), ative o boost de tensão caso sua máquina ou rede de alimentação suporte esse recurso, sugestão de ajuste inicial 100%.

5) Dê comando de partida do motor, verifique se ocorre com facilidade

6) Vá testando novas partidas diminuindo ILt até a partida ocorrer com dificuldade ou com mensagem de falha

7) Retorne o ajuste do ILt até o valor imediatamente anterior quando a partida ocorreu sem problemas.

8) Opcional, faça o mesmo teste reduzindo aos poucos t90 e bSt, visando otimizar a progressividade da aceleração do motor (partida mais suave com o menor limite de corrente)

9) Meça a tensão de entrada do ATS48 na partida do motor, se espera que a queda de tensão seja menor que 10% da tensão nominal da rede de alimentação e do motor

Na ocorrência de defeito ou mensagem de falha consulte :
https://www.schneider-electric.com.br/pt/faqs/FA280942/
Isso foi útil?
O que podemos fazer para melhorarmos?