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O inversor ATV320 está com problema, como resolver

Questão:
Como resolver os problemas que estou tendo na operação do ATV320
Tenho um código de falha no ATV320, o que devo fazer
Qual o motivo de parada de operação que estou tendo no ATV320

Linha de Produto:
Inversor de frequência da linha Altivar 320 (formatos Compact e Book)
Pode-se usar as mesmas orientações no ATV32 (formato Book, atentar que o ATV320 tem os bornes identificados como DI1 a DI6, e o ATV32 LI1 a LI6)

Ambiente:
ATV320 formatos Book e Compact

Causa:
Orientar o usuário mais rapidamente sobre porque o ATV320 não está operando adequadamente, com algumas causas possíveis

Resolução:
Importante : antes de proceder aos ajustes abaixo verifique as condições de segurança de pessoal, da máquina e do local de operação. Complemente esta orientação com a dos manuais do ATV320 e da máquina acionada.

Aqui estão algumas orientações mais usuais para resolver situações em que o inversor apresenta defeito, problema, mensagem de falha, ou não se comporta conforme o esperado.

1) Verifique no arquivo anexo ao final deste artigo o código exato da mensagem de falha para diagnóstico, relacionando-o a causa provável e solução sugerida.
Como fonte de consulta alternativa para detalhes das falhas veja anexos ao final deste artigo retirados do manual em português do ATV32 : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA279308/

2) Grande parte dos problemas de operação do ATV320 são decorrentes da parametrização inadequada. Portanto, revise os ajustes, principalmente dados do motor e aplicação, item A do link : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA309032/
3) Se o problema persistir considere chamar a configuração de fábrica e refazer os ajustes da aplicação, para eliminar parametrizações prévias incorretas : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA309108/

4) Algumas mensagens são indicação de status de operação (não são indicação de falha), veja arquivo anexo no final deste artigo para todas as indicações de status do ATV320. Monitore a operação do inversor e motor através dos parâmetros no menu MOn- (veja o item F de https://www.se.com/br/pt/faqs/FA309032/ )

5) Algumas das mensagens que podem surgir na IHM fixa do ATV320
  • rdY - significa que o inversor está energizado adequadamente e aguardando o comando de partida (veja item 3 abaixo)
  • nSt - consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA165440/
  • CLI - consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA316958/
  • FSt - consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA383265/
  • nLP - consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA385176/
  • STO - significa que ou a função Safety (Segurança) foi acionada bloqueando a operação do motor, ou a conexão/jumper entre os bornes P24 e STO está aberta (esse jumper vem de fábrica), ou não chega tensão 24Vcc no borne P24 (portanto não joga tensão no borne STO). Verifique o acionamento do borne STO e/ou outras entradas digitais atribuídas para a função de segurança (monitore o status das entradas digitais em MOn- / IOM- / LIS1 e LIS2). Cheque a configuração das entradas digitais, se há alguma em que foi atribuída função de Safety em MOn- / IOM- / LIA- / L3A, L4A, L5A e L6A com indicação SLS1, SLS2, SS11, SS12, StO1, StO2, SMS1, SMS2. Se alguma entrada digital foi atribuída à função de segurança (exceto borne STO), verifique as orientações do fabricante da máquina, pois essas atribuições não podem ser removidas mesmo com retorno à configuração de fábrica . Veja item abaixo sobre a falha SAFF
  • SAFF - significa falha de Safety . Consulte https://www.se.com/br/pt/download/document/NVE50467/ . Veja o item anterior sobre o status STO. Teste se o borne STO está recebendo tensão de 24Vcc. Se houver atribuição de Safety às outras entradas digitais verifique se a tensão 24Vcc está chegando ao mesmo tempo nelas. Verifique possibilidade de ruído eletromagnético por fontes externas ao inversor ser a causa da falha. Se o inversor em teste de bancada (somente com a alimentação de potência), e com todas as entradas digitais relativas à Safety jumpeadas com a fonte interna 24Vcc, persistir na falha, recomendo o envio do inversor para a assistência técnica .
  • COMP - indica problema de compatibilidade de ajuste por uma outra função já estar ativa, veja anexo tabela de compatibilidade entre funções para o ATV320
  • OLF [Motor overload] [Sobrecarga motor] Desligamento por corrente do motor muito elevada. Verificar a proteção térmica do motor (ConF / FULL / SEt- / ItH), controlar a carga do motor (monitorando a corrente do motor em MOn- / MMO- / LCr e o estado térmico do motor MOn- / tHr em % baseado no ajuste ItH, quando atinge118% ocorre a falha OLF). Aguardar o resfriamento do motor para dar nova partida.
  • ObF - significa sobretensão na desaceleração ou descida de carga. Verifique se o ajuste ConF / FULL / SEt- / dEC está muito baixo sem uso de resistência de frenagem. Caso use resistência de frenagem consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA403627/
  • SOF - significa sobretensão na entrada do inversor. Meça a tensão de entrada. Verifique se ajustou ConF / FULL / drC- / tFr > ConF / FULL / SEt- / HSP, com folga maior que 10%. Se ajustado tFr = HSP e operar a frequência do motor em HSP pode ocorrer a falha SOF, ou ocorrer instabilidade na rotação do motor. Verifique se ajustou os dados de placa do motor e tipo de aplicação (parâmetro Ctt)
  • OCF / SCF1 / SCF3 / SCF4 / SCF5 / tJF - consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA35409/ . Veja também o item 7 abaixo, pois UFr muito elevado também pode levar a estas falhas. Revise as recomendações de ajustes iniciais em https://www.se.com/br/pt/faqs/FA309032/
  • OPF1 (perda de uma fase do motor) / OPF2 (perda das 3 fases do motor) - verifique problema de conexão do inversor ao motor, se há contator na saída do inversor (o contator deve se manter fechado desde o comando de partida até todas as fases de operação do motor). Se está testando o inversor sem motor ou motor pequeno consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA387143/

6) O comando de partida é dado porém o inversor não sai do status rdY oufica em 0,0Hz ou outra velocidade que não é a desejada, não dando mensagem de falha.
Consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA385174/

7) Na partida ou parada do motor ocorre o giro no sentido contrário ao desejado, verifique se os dados de placa do motor estão corretos, se o autotuning foi executado com sucesso, e em caso de distância curta de cabo entre inversor (p.ex. abaixo de 10 m) e motor teste ajuste ConF / FULL / SEt- / UFr no mínimo. Vide orientações nos itens A e D de https://www.se.com/br/pt/faqs/FA309032/

8) Caso não consiga mudar os ajustes no inversor :
  • verifique se o motor está parado, sem comando de partida ativo com status rdY
  • verifique se não foi colocado bloqueio por senha : Mon- / Cod- / CST = uLC ('Unlocked', configuração de fábrica), se LC ajustar o parâmetro seguinte Cod com a senha de bloqueio definida pelo usuário e apertar ENT, se desejar manter desbloqueado ajuste a seguir em OFF
  • para mais de uma função na mesma entrada digital, ajuste CONF / FULL / LAC = EPr (nível Expert)
  • possibilidade do ajuste não ser compatível com outra função já existente de fábrica ou previamente configurada, vide anexo tabela de compatibilidade entre funções no ATV320
  • por último, verifique a possibilidade de retorno à configuração de fábrica

9) Confirmado defeito no inversor, orientação de contato e envio para a assistência técnica : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA274681/

Caso sua dúvida persista, nos contate! -> https://www.se.com/br/chat

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