FAQs

Fazer uma Pergunta

Como configurar o Altivar 320 (ATV320) para dados do motor, sua aplicação e faixa de operação (ajustes básicos iniciais)

Informações retiradas do manual de programação do ATV320 em inglês, consultar orientações completas nos manuais do ATV320 :
https://www.schneider-electric.com.br/pt/faqs/FA285406/
Sugestões de ajuste básico inicial a partir da configuração de fábrica e utilizando a IHM fixa integrada ao inversor (ver anexo pdf ao final).

A) Dados do motor (importante : utilizar os dados de placa do motor) e do tipo de controle do motor (conforme aplicação p.ex. bomba, ventilador, compressor, esteira, ponte rolante etc.).
Menu ConF / FuLL / drC- / parâmetro :
bFr = 50 (50Hz, regulagem de fábrica) ou 60 (60Hz), frequência standard do motor
tFr = frequência máxima de saída em Hz (60Hz, regulagem de fábrica ou 72Hz se bFr = 60), sugerido ajuste 20% acima do regulado no parâmetro HSP
Ctt = tipo de controle do motor :
      = uuC modo controle vetorial Sensorless, aplicações de alta performance durante partida ou em operação, alto conjugado de partida
      = Std modo standard (U/F 2 pontos), regulagem de fábrica, aplicações em geral que não requeiram alta performance, motores em paralelo, quando não se tem certeza dos dados de placa do motor
      = uFQ modo conjugado variável/torque quadrático, aplicações em bombas, ventiladores, exaustores que não necessitam de alto conjugado de partida
uFr = compensação RI (100% regulagem de fábrica), abaixe o valor se a corrente do motor estiver muito elevada em caso de baixa rotação e distância de cabo ao motor muito curta (menor que 5m ajuste em 0%)
 
Menu ConF / FuLL / drC- / ASY- (dados de placa de motor de gaiola/assíncrono)/ parâmetro :
nPr = potência em kW (se bFr = 50) ou em CV/HP (se bFr = 60), potência nominal do motor (se mais de um motor ajustar com a soma das potências dos motores)
unS = tensão em V (regulagem de fábrica 230/400/460V, conforme referência do inversor e ajuste em bFr), tensão nominal do motor
nCr = corrente em A, corrente nominal do motor (se mais de um motor ajustar com a soma das correntes dos motores, lembrando que cada motor deve ter seu relé térmico externo ao inversor)
FrS = frequência em Hz (50Hz, regulagem de fábrica ou 60Hz se bFr = 60), frequência nominal do motor
nSP = velocidade em rpm, rotação nominal do motor
tun = YES, ajuste opcional de autotuning/autoregulagem, aperte ENT (o botão giratório) por 2s ou mais, após alguns segundos (depende do calibre/tamanho do inversor, quanto maior mais tempo), o parâmetro seguinte tuS vai a donE automaticamente quando o auto-tuning (autorregulagem) é realizado com sucesso. Algumas indicações, recomendações e cuidados para realizar a autorregulagem :
  • O status do inversor deve estar em rdY (pronto para partir) para realizar o auto-tuning
  • Recomendado o auto-tuning quando se deseja a melhor performance de operação (com Ctt = uuC), por exemplo com cargas de alta inércia ou torque de partida.
  • Os dados do motor devem ser ajustados exatamente como indicados na placa do motor. A autorregulagem não corrige a falta dessas informações!
  • Se os dados do motor não são conhecidos ajustar Ctt = Std ou uFQ , e não realize o auto-tuning
  • O auto-tuning é realizado com o motor conectado ao inversor (verifique se há contator na saída do inversor ou outro dispositivo de seccionamento).
  • O motor deve estar conectado ao inversor, parado (sem rotação no seu eixo) e preferencialmente frio.
  • O motor não roda durante a autorregulagem, e a corrente injetada é igual à corrente nominal do motor (Atenção : se estiver com motor de teste muito menor que o inversor, o motor pode ser danificado)
  • Refaça o procedimento toda vez que mudar o motor ou a cablagem do inversor ao motor (principalmente se foi feito durante alguma condição de teste fora da utilização final)

B) Proteção térmica do motor
Menu ConF / FuLL / SEt- / parâmetro
itH = corrente em A, ajuste considerando a corrente nominal do motor ou acima (como sugestão utilizar até o Fator de Serviço - F.S. do motor)

C) Faixa de operação do motor
Menu ConF / FuLL / SEt- / parâmetro :
LSP = velocidade mínima em Hz (0Hz, regulagem de fábrica), por exemplo: velocidade mínima de bomba d'água, operação com 1 velocidade fixa, mínima referência de velocidade (potenciômetro externo, 0-10V ou 4-20mA vindo de PLC, etc.)
HSP = velocidade máxima em Hz (50Hz, regulagem de fábrica ou 60Hz se bFr = 60, se deseja aumentar acima de 60/72Hz altere antes o parâmetro tFr), máxima referência de velocidade (potenciômetro externo, 0-10V ou 4-20mA vindo de PLC, etc.)

D) Rampas de aceleração e desaceleração, aumente para aplicações de alta inércia, os tempos obtidos são proporcionais aos ajustes abaixo.
Menu ConF / FuLL / Fun- / rPt- / parâmetro :
ACC = tempo de aceleração em s (regulagem de fábrica 3s), tempo para ir de 0Hz até a frequência nominal do motor (parâmetro FrS)
dEC = tempo de desaceleração em s (regulagem de fábrica 3s), tempo para ir da frequência nominal do motor (parâmetro FrS) até 0Hz
brA = tipo de adaptação de rampa de desaceleração
         = no, sem adaptação, deve ser ajustado com resistência de frenagem conectado ao inversor
         = YES, regulagem de fábrica, aumenta automaticamente o tempo de desaceleração para evitar falha de sobretensão ou sobrefrenagem no inversor, adequado para cargas de alta inércia
         = dYnA, frenagem do motor, permite que o inversor tente parar no menor tempo possível sem uso de resistência de frenagem, aumentando a dissipação no motor.

Se estiver enfrentando problemas com o ATV320 :
https://www.schneider-electric.com.br/pt/faqs/FA316955/

Para mais informações sobre o Altivar Machine ATV320 :
https://www.schneider-electric.com.br/pt/faqs/FA301206/
Isso foi útil?
O que podemos fazer para melhorarmos?