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Como configurar o ATV320 para uso em elevação de carga como ponte rolante ou talhas

Questão:
Como configurar a Lógica de Freio para elevação de carga no ATV320

Linha de Produto:
Inversor de frequência da linha Altivar 320 (formatos Compact e Book)
Pode-se usar as mesmas orientações no ATV32 (formato Book, atentar que o ATV320 tem os bornes identificados como DI1 a DI6, e o ATV32 LI1 a LI6)

Ambiente:
ATV320 formatos Book e Compact

Causa:
Orientar o usuário mais rapidamente sobre os ajustes para aplicação de elevação de carga com o ATV320

Resolução:
Importante
: antes de proceder aos ajustes abaixo verifique as condições de segurança de pessoal, da máquina e do local de operação. Complemente esta orientação com a dos manuais do ATV320 e da máquina acionada.

A) Para aplicação de elevação de carga com ATV320, sequência que deve ser seguida :
- siga as orientações iniciais no link : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA309032/
- importante que se ajuste dados de placa do motor e se faça autotuning com sucesso
- ajuste primeira velocidade ou velocidade mínima (LSP) e corrente de proteção térmica (ItH)
- configuração da segunda velocidade : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA327689/
- garantir que a entrada digital DI1 seja para subida de carga e DI2 descida de carga
- verificar se a resistência é adequada à aplicação e está corretamente conectada ao inversor : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA327888/
- por fim configurar a Lógica de Freio utilizando a saída a relé R2 acionando contator auxiliar que libera o freio do motor. Atenção - Na bobina do contator auxiliar considerar uso de filtro supressor de surto de tensão conforme orientações no manual de instalação do ATV320 (capítulo 'General Wiring Diagrams')

B) Configuração da lógica de freio, exemplo prático, sequência de ajustes básicos iniciais sugeridos, que devem ser mudados conforme o comportamento na operação em carga :
Menu COnF > FULL > drC- > parâmetro Ctt = uuC, modo controle vetorial Sensorless, habilita a função Lógica de Freio (BLC-)
Menu CONF > FULL > FUN > BLC- > parâmetro :
bLC = r2 (saída a relé que libera o freio. Atenção: para acessar a função lógica de freio a saída não pode estar previamente configurada para outra função, ou seja, ConF / FULL / I_O- / r2- / r2 = nO)
bSt = uEr (movimento de elevação de carga)
biP = YES (impulso de torque para subir a carga antes de liberar o freio (FUNDAMENTAL! -> DI1 = subir a carga e DI2 = descer a carga)
ibr = ajuste inicial com a corrente nominal do motor (valor que o inversor considera para liberar o freio)
brt = ajuste entre 0,10s e 0,50s para freios elétricos, tempo considerado que o freio demora para efetivamente abrir e que durante esse tempo o motor tenha torque para que a carga não deslize
bir = Auto, frequência em Hz para o inversor mandar abrir o freio, o inversor calcula o escorregamento do motor levando em conta informação dos dados de placa do motor
bEn = Auto, frequência em Hz para o inversor mandar fechar o freio, o inversor calcula o escorregamento do motor levando em conta informação dos dados de placa do motor. Caso enfrente escorregamento da carga aumente este ajuste até 10Hz (monitore a corrente para que nunca bata no limite de corrente do inversor ajustado em COnF / FULL / SEt- / CLI )
bEt = ajuste entre 0,10s e 0,50s para freios elétricos,  tempo considerado que o freio demora para efetivamente fechar (voltar ao repouso) e que durante esse tempo o motor tenha torque para que a carga não deslize
ttr = ajuste um retardo (sugestão inicie com 0,1 a 0,3s) para evitar falha na lógica de freio quando o operador fica dando comandos de partida em tempos muito curtos, evitando ocorrências de sobrecorrente/curto-circuitos.

C) Veja manual de parametrização com orientação completa sobre a Lógica de Freio (capítulo 'BRAKE LOGIC CONTROL')
Para manuais e catálogo do Altivar 320 : ttp://www.se.com/br/pt/faqs/FA285406/

D) Imprima o arquivo pdf abaixo com exemplo de orientação completa para esta aplicação, com campos para indicar os seus ajustes

Caso sua dúvida persista, nos contate! -> https://www.se.com/br/chat

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