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Como ajusto a Lógica de Freio no ATV930 para aplicação em elevação de carga

- Exemplo abaixo simplificado de ajuste, para mais detalhes e opções de parâmetros e ajustes da Lógica de Freio consulte o manual de parametrização do ATV930 ou anexo abaixo em pdf.
- Consideramos a sequência abaixo a partir da configuração de fábrica.
- O ATV930 deve estar configurado em Heavy Duty -> 5.2 Motor parameters (5.2 Parâmetros do motor) / Dual rating (Calibre duplo) = Heavy Duty (Operação pesada)
- É importante para esta aplicação que os dados de placa do motor estejam ajustados corretamente e o autotuning seja executado com sucesso
- Para 2 ou mais motores iguais em paralelo na saída do inversor ajuste com a soma de potências e correntes dos motores. Cada motor deve ter seu relé térmico individual. Execute também o autotuning após os ajustes.
- Use a saída a relé R2 (contato NA, bornes R2A-R2C) para acionar contator auxiliar ligado ao circuito de abertura e fechamento do(s) freio(s) do(s) motor(es)
- A resistência de frenagem externa deve estar conectada na unidade de frenagem (externa ou integrada ao Altivar 930)

Navegue na sequência abaixo a partir da tela inicial do Altivar 930 apertando a tecla OK para acesso aos menus, submenus e parâmetros e a tecla ESC para retorno ao nível anterior:
  • Main menu (Menu principal)
  • 5 Complete Settings (5 Ajustes)
  • 5.12 Generic functions (5.12 Funções genéricas)
  • BLC - Brake Logic Control
  • BLC = R2, saída a relé que libera o freio
  • BST = VER, movimento de elevação de carga
  • BIP = YES, impulso de torque para subir a carga antes de liberar o freio. Importante verificar -> DI1 = subir a carga e DI2 = descer a carga
  • IBR = ajuste inicial com a corrente nominal do motor (ou soma das correntes dos motores em paralelo), valor que o inversor considera para liberar o freio
  • BRT = inicie com 0,10s, tempo considerado que o freio demora para efetivamente abrir e que durante esse tempo o motor tenha torque para que a carga não deslize
  • BIR = AUTO, frequência em Hz para o inversor mandar abrir o freio, o inversor calcula o escorregamento do motor levando em conta informação dos dados de placa do motor
  • BEN = AUTO, frequência em Hz para o inversor mandar fechar o freio, o inversor calcula o escorregamento do motor levando em conta informação dos dados de placa do motor
  • BET = inicie com 0,10s,  tempo considerado que o freio demora para efetivamente fechar (voltar ao repouso) e que durante esse tempo o motor tenha torque para que a carga não deslize
  • TTR = ajuste um retardo (sugestão inicie com 0,1 a 0,3s) para evitar falha na lógica de freio quando o operador fica dando comandos de partida em tempos muito curtos, evitando ocorrências de sobrecorrente/curto-circuitos.
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