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Como resolver problemas com o inversor ATV71

Questão:
Como resolvo o problema que estou tendo na operação do inversor de frequência Altivar 71

Linha de Produto:
Inversor de frequência da linha Altivar 71 - ATV71

Causa:
Orientação sobre as causas mais comuns que impedem o ATV71 de operar adequadamente o motor e sua carga

Resolução:
Importante : antes de proceder aos ajustes abaixo verifique as condições de segurança de pessoal, da máquina e do local de operação. Complemente esta orientação com a dos manuais do ATV71 e da máquina acionada.
As orientações abaixo consideram o uso da IHM fixa (terminal integrado, display 7 segmentos de 4 dígitos), para uso com IHM gráfica (VW3A1101) acompanhe a mesma orientação pelo manual em português (ou utilize a tecla F1 -> Code na IHM gráfica para obter o código do parâmetro como na IHM fixa)

1) Verifique no arquivo ao final deste artigo o código exato da mensagem de falha, relacionando-o a causa provável e solução sugerida.
Os códigos de falha no ATV71 estão no final do manual de parametrização :
1.1) em português, capítulo 'Falhas - causas - soluções', a partir da pg. 301 : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA279306/
1.2) em inglês, capítulo 'Faults - Causes - Remedies', a partir da pg. 272 : https://www.se.com/ww/en/download/document/1755855/
1.3) algumas mensagens na IHM do inversor são de status de operação (não são mensagens de falha), veja arquivo ao final deste artigo : 'ATV71 - Status de operação'
1.4) caso utilize IHM terminal gráfico, para melhor precisão na definição do tipo da falha, veja o código no campo superior esquerdo da IHM, antes do rearme ou desenergização do inversor (aperte ESC ou ENT para sair da tela ativada no momento da falha, na foto falha EPF1, falha externa ativada por entrada digital/lógica do ATV71)
Mensagem de status e falha na IHM gráfica do ATV71 e ATV61

2) Verifique se os dados do motor e da aplicação foram ajustados corretamente, revise atentamente o conteúdo deste artigo : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA327663/

2.1) Falta de torque na partida : revise dados de placa do motor, faça autotuning, e coloque no modo de controle vetorial no parâmetro Ctt = tipo de controle do motor = UUC,

2.2) Instabilidade na operação ou falha de sobrevelocidade SOF em SEt- / HSP = 60Hz por exemplo : verifique se ajustou drC- / tFr = frequência máxima de saída em Hz (60Hz, regulagem de fábrica ou 72Hz se bFr = 60), sugerimos ajustar 20% acima do regulado no parâmetro HSP

2.3) Corrente muito elevada na partida com indicação CLI na IHM e :
2.3.1) A distância de cabo é curta : verifique o ajuste em SEt- / UFr = compensação RI (100% regulagem de fábrica), visível se Ctt = UUC, abaixe o valor se a corrente do motor estiver muito elevada em caso de baixa rotação e distância de cabo ao motor muito curta (menor que 5m sugestão de ajuste em 25%)
2.3.2) O ajuste do limite de corrente está muito baixo : verifique em SEt- / CLI e eventualmente CL2 . O ajuste de fábrica é de 1,5 x In nominal do inversor
2.3.3) Os dados ajustados do motor no inversor não correspondem aos dados de placa do motor e/ou o ajuste no parâmetro Ctt = tipo de controle do motor não está adequado à aplicação
2.3.4) Falta de execução da autorregulagem/autotuning manual após alteração dos ajustes dos dados de placa do motor -> drC- / tUn = YES, após alguns segundos (podendo chegar a minutos no caso de inversores de alta potência) indica dOnE automaticamente.

2.4) A rampa de desaceleração não é obedecida, ou ocorre falha de sobrevelocidade SOF, ou ocorre falha de sobretensão na frenagem OBF e há resistência de frenagem instalada : verifique o ajuste Fun- / rPt- / brA = No, sem adaptação de rampa de desaceleração, e confira se a resistência está adequada ao inversor e à aplicação : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA375715/

2.5) O comando de partida é dado na entrada digital porém o inversor não sai do status rdY
Verifique o mapa de entradas digitais, para confirmar se o sinal está sendo recebido pelo inversor ou eventualmente se alguma está danificada
(utilize jumpers - ATENÇÃO que o motor pode se movimentar - para testar diretamente na borneira do inversor, meça antes a existência da fonte interna 24Vcc)
SUP- / IOM- / LIS1
Mapa das entradas digitais dos inversores Altivar

2.6) O comando de partida é dado, o inversor sai do status rdY e fica em 0,0Hz
2.6.1) Caso utilize potenciômetro externo verifique se está corretamente instalado : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA276631/
2.6.2) Confirme se o inversor está recebendo sinal de referência de velocidade em SUP- / FrH
2.6.3) Se estiver usando entrada analógica para referência de velocidade, faça a medição do sinal diretamente na entrada analógica
2.6.4) Caso opere em uma velocidade fixa, ajuste-a em SEt / LSP = velocidade do motor em Hz desejada, limitada ao ajuste em SEt / HSP que por sua vez é limitada por drC- / tFr (atentando para o item 2.2 deste artigo)

2.7) O motor está trepidando :
2.7.1) Verifique se os dados do motor estão corretos de acordo com a placa do motor.
2.7.2) Teste sem e com autorregulagem/autotuning -> drC- / tUn = YES, após alguns segundos (podendo chegar a minutos no caso de inversores de alta potência) indica dOnE automaticamente.
2.7.3) Teste aumentar a frequência de chaveamento SEt- / SFr
2.7.4) Verifique rolamentos do motor e/ou balanceamento da carga
2.7.5) Verifique se o ajuste no parâmetro Ctt = tipo de controle do motor está adequado à aplicação

3) Falhas na elevação de carga :
3.1) Verifique dados de placa do motor e faça autotuning : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA327663/
3.2) Verifique se a resistência de frenagem está conectada e seu valor ôhmico está adequado : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA375715/
3.3) Confira as orientações de ajuste da lógica de freio em : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA375713/
3.3.1) A carga tem um pequeno movimento para subida da carga quando o comando é para descida como efeito do ajuste bIP = YES, impulso de torque para subir a carga antes de liberar o freio, teste e mantenha bIP = nO somente se for estritamente necessário para a operação
3.3.2) O motor não tem força para continuar o movimento após a elevação inicial da carga, ou a carga escorrega demais no comando de partida : refaça item 3.1 e 3.3 e confirme se bIP = YES (Importante verificar -> LI1 = subir a carga e LI2 = descer a carga, confirme monitorando as entradas digitais como orientado no item 2.5)
3.3.3)  A carga escorrega demais no comando de parada : refaça item 3.1 e 3.3, verifique ajuste em BEt entre 0,1 e 0,5s para freios elétricos e >1s para freios hidráulicos ou pneumáticos, caso não seja suficiente aumente BEn gradualmente até o limite de 10Hz (ATENÇÃO : a corrente do motor não deve atingir o limite de corrente ajustado em SEt- / CLI ). Verifique também se o freio do motor está regulado adequadamente e se sua atuação é imediata após o seu comando pela saída a relé/digital do inversor

4) Para mensagem nSt consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA165440/

5) Para mensagem PRA consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA240174/

6) Para mensagem nLP consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA218139/

7) Para falha de curto-circuito SCFn ou sobre-corrente OCF consulte : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA35409/

8) Considere chamar a configuração de fábrica, atentando que deve saber os ajustes e configurações a serem feitas em seguida :https://www.se.com/br/pt/faqs/FA284655/

9) Considere enviar o inversor para :
Caso sua dúvida persista, nos contate! -> https://www.se.com/br/chat

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