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Como coloco em operação o Altivar 61 (ATV61) - ajustes básicos iniciais

Importante : antes de proceder aos ajustes abaixo verifique as condições de segurança de pessoal, da máquina e do local de operação. Complemente esta orientação com a dos manuais do ATV61 e da máquina acionada.

A) Para operação adequada do inversor insira os dados de placa do motor e ajuste o tipo de controle do motor conforme aplicação, p.ex. bomba, ventilador, compressor, esteira, ponte rolante etc. A seguir orientações considerando motor assíncrono de gaiola em malha aberta (para outros tipos de motor consultar o manual de parametrização) :
  • O ATV61 vem de fábrica pronto para operar através dos seus bornes na placa de controle (veja detalhes no anexo pdf ao final deste artigo).
  • As orientações abaixo consideram o uso da IHM fixa (terminal integrado, display 7 segmentos de 4 dígitos), para uso com IHM gráfica (VW3A1101) acompanhe a mesma orientação pelo manual em português (ou utilize a tecla F1 -> Code na IHM gráfica para obter o código do parâmetro como na IHM fixa) :
  • Verifique qual a macroconfiguração utilizada e as entradas e saídas digitais/analógicas (I/Os) associadas à macro (SIM- / CFG = PnF é a regulagem de fábrica, aplicações de partida/parada simples, veja anexo pdf ao final deste artigo sobre atribuição das entradas e saídas conforme macroconfiguração).
  • Caso não saiba se o inversor teve seus ajustes (parâmetros) alterados, ou esteja mudando a sua utilização ou aplicação, considere retornar primeiro às configurações de fábrica (se possuir terminal gráfico pode-se salvar a configuração em até 4 arquivos, vide pdf anexo ao final deste artigo) : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA284301/
Menu drC- / parâmetros : (IMPORTANTE : dados conforme placa do motor - sugestão -> tire foto da placa do motor antes de fazer os ajustes a seguir) :
  • bFr = frequência de base do motor, 50 (50Hz, regulagem de fábrica) ou 60 (60Hz), este parâmetro pré-determina os ajustes iniciais dos dados do motor a seguir
  • nPr = potência nominal do motor em kW (se bFr = 50) ou em CV/HP (se bFr = 60), se mais de um motor ajustar com a soma das potências dos motores
  • UnS = tensão nominal do motor em V (regulagem de fábrica 230/400/460V, conforme referência comercial do inversor e ajuste em bFr)
  • nCr = corrente nominal do motor em A, se mais de um motor em paralelo ajustar com a soma das correntes dos motores, lembrando que neste caso cada motor deve ter seu relé térmico externo ao inversor
  • FrS = frequência nominal do motor em Hz (50Hz, regulagem de fábrica ou 60Hz se bFr = 60)
  • nSP = rotação nominal do motor em rpm. Não ajuste com a velocidade síncrona do motor (por exemplo evite ajustar em 3600rpm, 1800rpm, 1200rpm, 900rpm)
  • tFr = frequência máxima de saída em Hz (60Hz, regulagem de fábrica ou 72Hz se bFr = 60), limita o ajuste máximo de SEt- / HSP, sugerimos ajustar 20% acima do regulado no parâmetro HSP
  • Ctt = tipo de controle do motor
= UFq, modo conjugado variável. Para aplicações de bombeamento e ventilação
= nLd, modo economia de energia, ajuste de fábrica, adapta a tensão de saída conforme a carga para manter a rotação do motor com o mínimo de corrente. Para aplicações com conjugado variável ou com conjugado constante que não necessite de uma resposta dinâmica elevada
= UUC, modo controle vetorial, aplicação de alto torque/conjugado de partida e precisão no controle da velocidade do motor. Recomendável executar autorregulagem/autotuning
= UF2, modo controle escalar com conjugado constante, aplicação com motores em paralelo, motor de baixa potência ou quando os dados de placa do motor são desconhecidos
Algumas indicações, recomendações e cuidados para realizar a autorregulagem :
  • tUn = YES, após alguns segundos (podendo chegar a minutos no caso de inversores de alta potência) indica dOnE automaticamente.
  1. O status do inversor deve estar em rdY (pronto para partir) para realizar o auto-tuning
  2. Recomendado o auto-tuning quando se deseja a melhor performance de operação (com Ctt = UUC), por exemplo com cargas de alta inércia ou alto torque de partida.
  3. Os dados do motor devem ser ajustados exatamente como indicados na placa do motor. A autorregulagem não corrige a falta dessas informações!
  4. Se os dados do motor não são conhecidos ajustar Ctt = UF2 ou UFq e não realize o auto-tuning
  5. O auto-tuning é realizado com o motor conectado ao inversor (verifique se há contator na saída do inversor ou outro dispositivo de seccionamento).
  6. O motor deve estar conectado ao inversor, parado (sem rotação no seu eixo) e preferencialmente frio.
  7. O motor não roda durante a autorregulagem, e a corrente injetada é igual à corrente nominal do motor (Atenção : se estiver com motor de teste muito menor que o inversor, o motor pode ser danificado)
  8. Refaça o procedimento toda vez que mudar o motor ou a cablagem do inversor ao motor (principalmente se foi feito durante alguma condição de teste fora da utilização final)

B) Rampas de aceleração e desaceleração (aumente para cargas de alta inércia), faixa de operação do motor e proteção térmica do motor
Menu SEt- / parâmetros :
  • ACC = tempo de aceleração em s (regulagem de fábrica 3s), tempo para ir de 0Hz até a frequência nominal do motor (parâmetro FrS)
  • dEC = tempo de desaceleração em s (regulagem de fábrica 3s), tempo para ir da frequência nominal do motor (parâmetro FrS) até 0Hz
  • LSP = velocidade mínima em Hz (0Hz, regulagem de fábrica), por exemplo: velocidade mínima de bomba d'água, operação com 1 velocidade fixa, mínima referência de velocidade. Caso opere em velocidade única ajuste somente LSP
  • HSP = velocidade máxima em Hz (50Hz, regulagem de fábrica ou 60Hz se bFr = 60, se deseja aumentar acima de 60/72Hz altere antes o drC- / tFr), máxima referência de velocidade (alteração de velocidade por potenciômetro externo, 0-10V ou 4-20mA vindo de PLC, etc.)
  • ItH = corrente em A, ajuste com a corrente nominal de placa do motor. Caso em operação ocorra falha de sobrecarga do motor (OLF), e o motor não apresentar sobreaquecimento, considere aumentar este valor.

C) Tipos de parada e de adaptação de rampa de desaceleração, altere se necessário
Menu Fun- / Stt- / parâmetro :
  • Stt = tipo de parada
= rMP, em rampa, regulagem de fábrica
= FSt, rápida, a seguir ajuste dCF = divisor do tempo de rampa de desaceleração (4 de fábrica, ajustável de 0 a 10, sendo 0 tempo de rampa mínimo)
= nSt, por inércia (roda livre)
Menu Fun- / rPt- / parâmetro:
  • brA = adaptação da rampa de desaceleração
= no, sem adaptação, deve ser ajustado com resistência de frenagem conectado ao inversor : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA402635/
= YES, regulagem de fábrica, aumenta automaticamente o tempo de desaceleração para evitar falha de sobretensão ou sobrefrenagem no inversor, adequado para cargas de alta inércia
= dYnA (ou dYnb ou dYnC), frenagem do motor, permite que o inversor tente parar no menor tempo possível sem uso de resistência de frenagem, aumentando a dissipação no motor.

D) Outros ajustes que podem ser úteis à sua aplicação, altere se necessário
Menu SEt- / parâmetros :
  • UFr = compensação RI (100% regulagem de fábrica), visível se Ctt = UUC, abaixe o valor se a corrente do motor estiver muito elevada em caso de baixa rotação e distância de cabo ao motor muito curta (menor que 5m sugestão de ajuste em 25%)
  • SFr = frequência de chaveamento (2,5 ou 4,0kHz regulagem de fábrica, depende do calibre do inversor), aumente o valor se o ruído no motor estiver muito elevado. Para motores de alta velocidade de operação (como motores spindle, com frequência nominal elevada como 200Hz ou acima) também é sugerido aumentar esse valor

E) Principais ajustes nas entradas/saídas digitais/analógicas (consulte o manual do ATV61 para mais alternativas) :
Obs. - Bornes de potência e controle do ATV61 com identificação idêntica à do ATV71.

  • O ATV61 vem de fábrica originalmente ajustado para operar através de sua borneira (terminais), com comando das entradas digitais utilizando sua fonte interna 24Vcc (borne +24) e chave seletora SW1 na posição Source)
  • Para acionar as entradas digitais com 0V (borne COM) altere a posição da chave SW1 para posição Sink int
  • Para localização da chave SW1 e para layout (disposição) dos bornes de controle consulte o pdf anexo ao final deste artigo

E1) Entradas digitais (ou entradas lógicas), bornes : (Considerando macroconfiguração [Start/Stop] (SIM- / CFG = StS))
  • LI1 - de fábrica partida/parada sentido horário em comando a 2 fios, I-O- / tCC = 2C
  • LI2 - de fábrica partida/parada sentido anti-horário em comando a 2 fios, I-O- / rrS = LI2
  • LI3 a LI6 - entradas digitais sem regulagens de fábrica
  1. para comando a 3 fios : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA402025/
  2. para partir o motor na energização evitando bloqueio no status nSt : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA402028/
  3. para velocidades pré-selecionadas : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA375580/
  4. para função potenciômetro eletrônico (uso de botões para aumentar e diminuir a velocidade) : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA402062/
  5. para rearme após falha : FLt- / rSt- / rSF = escolha uma entrada digital livre até LI6
  6. para comandar a parada por inércia na abertura de uma entrada digital (nessa ação o inversor indica status nSt) : FUn- / Stt- / nSt = escolha uma entrada digital livre até LI6
  7. para comandar uma parada rápida na abertura de uma entrada digital (nessa ação o inversor indica ao final da rampa de desaceleração o status FSt)  : FUn- / Stt- / FSt = escolha uma entrada digital livre até LI6, a seguir ajuste dCF = divisor do tempo de rampa de desaceleração (4 de fábrica, ajustável de 0 a 10, sendo 0 tempo de rampa mínimo)
  • PWR - Entrada digital de segurança não configurável, se este borne estiver sem o jumper com o +24 (ou com o circuito externo aberto) o display indica o status PRA impedindo a operação do inversor. Para aplicações de Safety consulte manual específico : https://www.se.com/ww/en/download/document/S1A91443/

E2) Entradas analógicas, bornes :
  • AI1+ - entrada analógica bipolar, 0 a +10V ou -10V, ajustável x-yV, de fábrica vem como referência de velocidade com 0V = LSP e 10V = HSP, CtL- / Fr1 = AI1, preparada para uso com potenciômetro externo até 10kohms. De fábrica vem com jumper entre os bornes AI1- e COM (verifique se esse jumper está presente e com boa conexão)
  • AI2 - entrada analógica sem regulagem de fábrica, ajustável em tensão ou corrente
Menu I-O- / AI2- / parâmetros :
  • AI2t = tipo da AI2
= 10U, entrada em tensão
= 0A, ajuste de fábrica, entrada em corrente
  • CrL2 = 0mA de fábrica, valor mínimo de AI2 em corrente
  • CrH2 = 20mA de fábrica, valor máximo de AI2 em corrente
  • UIL2 = 0V de fábrica, valor mínimo de AI2 em tensão
  • UIH2 = 10V de fábrica, valor máximo de AI2 em tensão
  • AI2F = 0s de fábrica, filtro da entrada analógica para reduzir interferência, ajustável até 10,00s
- para referência de velocidade com sinal 4-20mA : CtL- / Fr1 = AI2, a seguir I-O- / AI2- / CrL2 = 4mA

E3) Saídas digitais a relé, bornes :  (Atenção - Caso utilize a saída a relé para acionar contator auxiliar -> na bobina do contator auxiliar use filtro supressor de surto de tensão)
  • R1 - saída a relé, contato reversível, de fábrica indicação de ausência de falha no inversor, I-O- / r1- / r1 = FLt (pode ser alterado da mesma forma que R2) operando da seguinte forma :
R1A-R1C - contato NA, na ausência de falha com o inversor energizado o contato fecha
R1B-R1C - contato NF, na ausência de falha com o inversor energizado o contato abre
  • R2 - saída a relé sem regulagem de fábrica, contato NA nos bornes R2A-R2C, ajuste em I-O- / r2- / r2 = algumas alternativas a seguir
= rUn, mantém a saída acionada enquanto o inversor estiver operando o motor, pode ser utilizado para comandar o freio do motor em movimentos horizontais
= FtA, para atuar a saída acima de determinada velocidade em SEt- / Ftd = ajuste a frequência em Hz
= CtA, para atuar a saída acima de determinada corrente do motor em SEt- / Ctd = ajuste a corrente em A

E4) Saída analógica, borne :
F) Para avaliar se a operação do acionamento está satisfatória monitore os parâmetros de supervisão do inversor
Menu SUP- / parâmetros :
  • FrH = Referência de velocidade em Hz. Cheque a frequência de operação antes do comando de partida
  • rFr = Frequência de saída do motor em Hz. Monitore se a velocidade do motor está atingindo FrH após o comando de partida
  • SPd = Velocidade do motor em rpm
  • LCr = Corrente do motor em A. Avalie se a corrente está adequada ao motor e à carga acionada
  • ULn = Tensão de alimentação do inversor. Meça com multímetro e compare. Valor calculado : tensão no barramento CC do inversor (entre bornes PA/+ e PC/-)  / 1,41
  • tHr = Estado térmico do motor. Deve estar abaixo de 100% (atingindo 118% ocorre falha OLF). Relacionado ao ajuste em ItH
  • tHd = Estado térmico do inversor. Deve estar abaixo de 100% (atingindo 118% ocorre falha OHF). Indicação se a ventilação do inversor e sua carga estão adequadas
  • IOM- / LIS1 = Verifique o mapa de entradas digitais, para confirmar se o comando está sendo recebido pelo inversor ou eventualmente se alguma entrada está danificada (utilize jumpers - ATENÇÃO que o motor pode se movimentar - para testar diretamente na borneira do inversor, meça antes a existência da fonte interna 24Vcc)


G) Na energização do inversor, sem comando de partida, a indicação no display do inversor deve ser rdY (pronto para partir), para outras indicações (sem mensagem de falha) veja anexos sobre Status de Operação.
Após o comando de partida, a indicação rdY muda para a referência de frequência ajustada (SUP- / FrH, configuração de fábrica)
Para leitura de outros Parâmetros de Supervisão, veja item F) ou o arquivo pdf ao final deste artigo.
Caso deseje mudar a variável de leitura após nova energização do inversor e comando de partida, escolha no menu SUP- (no valor mostrado dentro do parâmetro escolhido aperte ENT piscando o valor, por exemplo LCr = 0A com o motor parado)

H)Se estiver enfrentando problemas com o ATV61 : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA285389/

I) Documentação completa sobre o ATV61 : https://www.se.com/br/pt/faqs/FA326358/

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