• Onshore oil and gas facility, oil and gas.

    Energia segura para o setor de petróleo e gás

    • Aprenda

      Aplicações em setores como O&G destacam os no-breaks industriais


      Gert Andersen | 14 de outubro de 2014 |

      Talvez você tenha visto fotos de no-breaks destinados a ambientes industriais ou já tenha visto de perto. Esses no-breaks são diferentes dos demais por alguns motivos: gabinete pintado na cor cinza industrial, verde ou vermelho; e muitas vezes são equipados com instrumentos analógicos.

      Em virtude das carcaças e filtragem robustas, um no-break industrial em geral é maior do que os comerciais com potências nominais semelhantes. Quando menciono no-breaks "comerciais", estou me referindo a produtos destinados à proteção de data centers. Embora alguns no-breaks comerciais sejam excelentes para uso em instalações e em indústrias leves, é necessario entender as características de um verdadeiro no-break industrial.

      Sim, do lado de fora, ele parece diferente em termos de instrumentação, interface homem-máquina e tamanho. Entretanto, há muito mais coisas que o diferenciam, como as aplicação, que definem as características encontradas tanto no interior como no exterior.

      Vamos começar com as aplicações industriais que geram as diferenças. Estas aplicações referem-se à capacidade do no-break resistir e operar em condições adversas, que podem ser quentes, úmidas ou molhadas; resistir a poeira ou respingos de água em lugares como fábricas ou minas; estar em zonas de maior atividade sísmica.

      As condições são encontradas em indústrias verticais, como petróleo e gás, indústrias químicas, usinas de geração de energia, usinas nucleares para geração de energia, mineração e indústrias de processo como produção de aço ou cimento, onde os equipamentos precisam de proteção de energia, mas as condições são inóspitas. Por exemplo, no setor de petróleo e gás, gasodutos possuem pontos de compressão e descompressão com equipamentos sensíveis, que precisam de uma fonte de energia segura e confiável. Ou, uma plataforma de petróleo em alto mar pode ter equipamentos que precisam de um no-break para ter confiabilidade de energia, mas está exposto à intempérie.

      Tenha em mente, entretanto, que mesmo em segmentos como petróleo e gás, há instalações como refinarias ou centros de tecnologia de exploração que possuem data centers ou grandes salas de servidores que precisam de no-breaks comerciais de alta qualidade e tamanho adequado para ter confiabilidade de energia. Assim, embora um no-break industrial seja importante em determinados setores da indústria, tais segmentos também utilizam no-breaks comerciais. A Schneider Electric oferece uma linha completa de no-breaks, desde os destinados a data centers e edifícios comerciais, até no-breaks industriais leves ou para indústrias pesadas, neste último caso com tecnologia Gutor by Schneider Electric.

      Algumas das características e requisitos comuns para um no-break industrial são:

      A capacidade de resistir a entrada de poeira e respingos de água. Isto é feito em parte pela carcaça robusta, com recursos de filtração e vedação especial, que são certificados para atender normas da Associação dos Fabricantes Elétricos Nacionais, como a NEMA 12.
      Cores especiais ou uma espessura mínima do gabinete. Clientes dos segmentos como petróleo e gás, frequentemente têm exigências específicas na solicitação de proposta (RFP) relacionadas a características de cor ou do gabinete.

      No-breaks classificados para uso em zonas sísmicas de alta atividade. Esses produtos são exaustivamente testados para resistirem a vibrações.

      A robustez também é dada pela parte "interna" da unidade. No-breaks industriais normalmente têm componentes - como módulos de potência - para funcionar bem em ambientes de temperatura mais elevada.

      Os requisitos na solicitação de proposta (RFP) do cliente relacionados a componentes podem ser: revestimento para materiais de cobre, para prevenir corrosão; placas de circuito impresso revestidas, também para prevenção à corrosão; ou códigos de barras ou outra identificação nos mesmos.

      Em geral, as RFPs para no-breaks destinados a ambientes industriais são muito específicas sobre documentação. O cliente pode querer uma lista detalhada de materiais para o no-break customizado e, em alguns setores, como energia nuclear, cada componente importante precisa de sua própria documentação de qualidade.

      Tais exigências significam que os no-breaks industriais normalmente são soluções desenvolvidas ou configuradas sob encomenda, para atender as especificações das RFPs.

      Se, na qualidade de fornecedor de soluções para proteção de energia, você receber uma RFP com esses requisitos industriais, saiba que os no-breaks da Schneider Electric com tecnologia Gutor são especializados para atender esses tipos de necessidades. Em outros ambientes menos exigentes, como em muitas fábricas com condições menos severos, pode haver sobreposição entre as soluções tecnológicas da Gutor e outros no-breaks da Schneider Electric. Se você é proprietário/operador ou empreiteiro, fique seguro de que temos uma solução para o que você precisa, desde para ambientes de data centers, industriais leves e ambientes mais severos.

      Em indústrias que envolvem condições adversas, como petróleo e gás e mineração usando cada vez mais equipamentos informatizados que precisam de energia confiável, ter um no-break industrial é uma necessidade mais importante do que nunca.

      Para saber mais sobre produtos no-break da Schneider Electric, esta página na internet oferece mais informações. Para obter mais detalhes sobre ofertas da tecnologia Gutor, visite esta página na internet , ou converse com um de nossos representantes que trabalha com soluções no-breaks industriais.

      Saiba mais
    • Assista

      • Gutor Malaysia corporate video

        Gutor Malaysia factory overview, Swiss quality, expertise; certification, clients.