• Default Alternative Text

    Fábrica de Tranças Brasil

    Solução dedicada

    Fábrica de Tranças Brasil

    Monitoramento de cabines primárias através de relés SEPAM via internet com baixo custo

    Fundada em 1944, em Itupeva-SP, a Fábrica de Tranças Brasil (TFB) é hoje uma das pioneiras no segmento industrial no campo de trançados especiais, produz mensalmente milhões de metros de trançados especiais para diversos segmentos. A liderança da Tranças Brasil se deve, em grande parte, à contínua transformação de idéias de nossos profissionais em soluções práticas e objetivas, bem como à procura de novas tecnologias junto aos fornecedores mais renomados do mercado.

    A Schneider Electric foi procurada pela FTB para prover uma solução de gerenciamento e monitoração de suas subestações, uma vez que estas estavam sendo modernizadas devido à implantação de dois grupos geradores a diesel para funcionamento em “horário de ponta” e em casos de emergência.

    Estudando a necessidade específica da FTB, a Schneider Electric propôs a implementação de um sistema de monitoramento dos relés de Proteção SEPAM via internet, em que o custo de implementação não ultrapassaria 0,13% do investimento total ao invés de um sistema convencional de monitoramento, que poderia chegar a 7,84% (aproximadamente R$ 60.000,00).

    O monitoramento é composto por quatro relés de Proteção SEPAM Modelo S42, dois medidores de energia da concessionária e um concentrador de dados HX600 interligados em rede, conforme a arquitetura ao lado.

    Através desta arquitetura é possível utilizar todos os recursos disponibilizados pelos relés, tais como: ajuste remoto das proteções adequando as necessidades de carga da empresa, eventos hora-datados e oscilografias para análise dos eventos de atuação, além da monitoração das grandezas elétricas medidas (tensão, corrente, potência, FP, energia, etc).

    O concentrador de dados é responsável por interligar as redes nível 1 e 2 de forma transparente e armazenar as medidas obtidas das devices (relés e medidores). Após um tempo pré-configurado, o concentrador HX600 é responsável por enviar com segurança total todos os dados coletados para um servidor da Schneider Electric via internet.

    Estes dados são tratados e disponibilizados instantaneamente na internet através de páginas WEB, dispensando o uso de qualquer outro software de supervisão. Através destas páginas é possível obter: o controle de demanda, visualização dos eventos hora-datados, acompanhamento do crescimento de consumo, curva de carga hora-a-hora para melhorar a eficiência do sistema, acompanhamento do potencial de economia existente, rateio de custo entre os ramais alimentadores, contabilizar o retorno do investimento, obter a conta de energia antecipadamente, regênciar as metas de consumo por departamento entre outras funções.

    O sistema também permite o envio de alarmes pré-configurados para contas de e-mail, avisando os técnicos de manutenção dos eventos ocorridos. O engenheiro responsável pela operação da planta, Sr. Vinicios Fressa, chega a acessar os relés de Proteção SEPAM através de seu iPhone para passar instruções de operação quando está em viagens de negócios. Segundo este engenheiro, somente a comodidade e facilidade de acessar as informações remotamente fez o investimento de cerca de R$ 2.000,00 tornar-se irrisório perante os benefícios e o suporte técnico dado, sempre que necessário, desde a solução passando pelo start-up até a operação.

    Sérgio Flórida, chefe do produto SEPAM no Brasil, acredita que os empregos de novas tecnologias, atualmente disponíveis e acessíveis, em conjunto com equipamentos de alto desempenho, além de trazerem mais confiabilidade para o sistema elétrico, tornam uma tomada de decisão muito mais rápida e precisa, exemplifica: “tendo o histórico das interrupções realizadas pelo disjuntor de média tensão ao longo de sua vida, é possível determinar o momento correto de fazer uma parada da subestação para manutenção deste dispositivo