• Default Alternative Text
    Fator de preocupação? Não mais

    Correção do Fator de Potência / Harmônicas

    A solução para evitar multas e até a queima de disjuntores ou dispositivos eletrônicos. Entenda como a correção do fator de potência pode prevenir uma "corrente" de problemas

    No Brasil, os consumidores enquadrados no Grupo A (em sua maioria atendidos em média/alta tensão) devem manter o fator de potência de suas instalações acima de 0,92 indutivo durante os horários fora de ponta indutivo e de ponta, e acima de 0,92 capacitivo no horário capacitivo.

    Como o fator de potência é medido pela concessionária de hora em hora, há que se controlá-lo continua e automaticamente, de modo a evitar multas por baixo fator de potência. Clique aqui para noções básicas de demanda e fator de potência.

    A Schneider Electric tem equipe técnica preparada para identificar este problema (quando ele existir), e para definir e aplicar a solução mais adequada. Em geral, o problema é identificado através de medições de consumo ativo e reativo a cada intervalo de 15 minutos. Isso pode ser feito com a instalação de medidores portáteis por alguns dias, ou através de Telemetria do Consumo de Energia de forma permanente.

    Após a análise das medições, nossa equipe técnica dimensionará uma solução utilizando bancos de capacitores para compensar o fator de potência de sua instalação, e eliminar penalidades na sua conta. O número de bancos, assim como o tamanho de cada um deles, depende integralmente de cada instalação.

    • Distorções Harmônicas

      Com frequência, encontramos casos onde as medições apontam um valor excessivo de distorções harmônicas, causadas pelo uso cada vez maior de dispositivos eletrônicos para controlar a potência de máquinas e motores, ou até mesmo cargas eletrônicas monofásicas.

      As distorções harmônicas são uma realidade no mundo atual, e são cada vez mais comuns. No entanto, elas podem causar danos graves a certos equipamentos e podem causar desligamentos intempestivos de disjuntores ou dispositivos eletrônicos.

      Em especial, as distorções harmônicas podem se amplificar na presença de capacitores, podendo até causar a queima dos mesmos por sobre-corrente.

      Sendo assim, em muitos casos é preciso retirar da instalação tais distorções harmônicas, tanto em casos de correção de fator de potência, como em casos onde há problemas de qualidade de energia apenas.

    • Literatura Técnica

      Para entender melhor os conceitos de demanda, consumo e fator de potência, acesse os artigos a seguir: