• A tecnologia sem fio foi o fator inovador para melhorar a gestão de edificações e a eficiência energética

Dois homens de negócios a rever informação num tablet, sustentabilidade na empresa, aconselhamento sobre sustentabilidade, relatório de sustentabilidade, internet das coisas.

A tecnologia sem fio está em dispositivos móveis que as pessoas usam todos os dias, como telefones, tablets, laptops, GPS e muito mais. A tecnologia sem fio pode permitir também um melhor desempenho e economia de energia para edifícios comerciais.

O que significa a tecnologia sem fio tem a ver com a energia?

Pesquisa feita pela ENERGY STAR indica que edifícios de escritórios comerciais desperdiçam até 30% do seu consumo de energia na gestão de iluminação, de climatização (HVAC) e no controle de umidade. Um sistema de gerenciamento predial (BMS) pode ajudar no controle do uso da energia; de fato, novas construções consideram, em geral, um sistema (e fiação) em seu plano de projeto. Entretanto, edifícios existentes e empresas menores, algumas vezes sofrem para justificar o investimento em um BMS, em parte porque a instalação da fiação para a atualização pode ter um custo proibitivo e causar muitos transtornos.

Além disso, algumas instalações apresentam limitações físicas, e para essas empresas a tecnologia sem fio é a única solução lógica, como edifícios históricos, salas de reunião envidraçadas, ou edifícios adjacentes, onde uma instalação com fiação seria inviável.

Implantar uma solução BMS sem fio oferece vantagens para as instalações e para a gestão de energia:

  • Facilidade de instalação é um deles - nenhuma fiação especial, nenhuma reforma, e mínima interrupção nas atividades da empresa. Uma instalação BMS sem fio é mais rápida e mais barata, o que gera menores custos de propriedade e um ROI mais rápido.
  • A tecnologia sem fio oferece ampla modularidade escalonável devido a protocolos abertos para comunicação e aplicações, facilitando começar com uma única zona e, em seguida, expandir. Atualizações e complementos add-ons também são mais fáceis de administrar.
  • Para apoiar iniciativas verdes, a tecnologia sem fio segue normas e diretrizes - e permite a utilização de sistemas eficientes em termos de energia.

Não a tecnologia sem fio de ontem

Embora a tecnologia sem fio já tenha sido considerada pouco confiável para aplicações em edifícios, a tecnologia superou seus problemas anteriores com interferência e alcance do sinal. Sistemas prediais com tecnologia sem fio também são seguros e podem usar criptografia de classe comercial, governamental e militar, com autenticação em vários níveis.

As normas para tecnologia sem fio usadas na maioria dos edifícios comerciais em todo o mundo são a EnOcean® e ZigBee®. Estas normas abrangem dispositivos que executam os mesmos tipos de função, porém diferem em ermos de protocolos de rede e de comunicação.

A EnOcean certifica mais de 800 produtos - a maioria dos quais são destinados a automação predial - tornando-a a norma mais amplamente suportada. Esses produtos são "coletores de energia", sem a necessidade de alimentação com fios ou baterias, o que é um catalisador para a redução de custos e para o meio-ambiente. Entretanto, a EnOcean utiliza comunicações ponto a ponto, e isto significa que uma única falha de link impedirá a comunicação entre os dispositivos; além disso, os dispositivos da EnOcean têm um "alcance" curto de 30 metros.
 
O protocolo ZigBee suporta uma topologia de rede em malha, que é do tipo auto-reparável e promove o auto-roteamento para fins de flexibilidade e confiabilidade. Um alcance de até 100 metros permite que seja possível o controle de zonas maiores, com menos dispositivos. Embora os dispositivos normalizados pela ZigBee requeiram energia levada por fiação, a norma está evoluindo em direção à captação de energia. No momento, poucos dispositivos usam a norma ZigBee, o que pode limitar as opções dos proprietários e operadores de edifícios que utilizam esta norma.
 
Customizadas para atender os requisitos do edifício
 
Proprietários de edifícios descobrem muitas vezes que a melhor solução para o desempenho e uso da energia é uma combinação de dispositivos com e sem fios baseados nas normas ZigBee e EnOcean. Por exemplo, uma instalação pode ter produtos EnOcean para iluminação e controle de salas, porém pode utilizar dispositivos baseados na norma ZigBee para climatização (HVAC) e controladores de rede.
 
As melhores práticas, indicadas a seguir, podem ajudar proprietários e operadores a selecionar e implementar a solução de automação predial mais econômica e de alto desempenho:
  • Entenda as necessidades, metas e orçamento da empresa antes de avaliar opções com e sem fios.
  • Trabalhe com fornecedores que ofereçam uma ampla variedade de opções de produtos e tecnologias.
  • Insista em inteligência distribuída em produtos para controle predial, para melhorar o desempenho e confiabilidade da rede.
  • Considere os limites da banda regional de frequências no projeto do sistema.
  • Use protocolos de norma aberta para permitir a operação entre diversos fornecedores e evitar ficar preso a um único fornecedor.
Ao compreender as opções sem fio atuais e selecionar fornecedores que oferecem uma ampla variedade de opções, a maioria dos proprietários e operadores de edifícios pode arcar com os custos de implementar sistemas prediais que reduzem o desperdício de energia e os custos, melhoram o desempenho, e oferecem os benefícios de um ecossistema predial automatizado bem administrado.

Para saber mais sobre tecnologia se fio para suas instalações, faça o download do white paper da Schneider Electric, “Alavancando o uso da tecnologia wireless para reduzir os custos de energia de um edifício.”
Saiba mais