• Câmeras IP Pelco: confiabilidade, qualidade de imagem e durabilidade

Default Alternative Text

O Porto de Pecém é um dos dois maiores portos no Estado do Ceará, no nordeste do Brasil. Sua posição na costa atlântica fez do porto o local ideal para a primeira Zona de Processamento de Exportação do Brasil, que abriu em 2012 e agora está protegida por uma ampla solução de segurança, que inclui centenas de câmeras IP Sarix ™ Serie IX e Spectra ™ IV da Pelco ™ by Schneider Elétrica ™.

A Zona de Processamento de Exportação do Pecém (ZPE Pecém) é uma área de livre comércio onde empresas focadas na produção de bens a serem exportados podem se beneficiar de incentivos do governo. A área recebe uma grande quantidade de veículo e tráfego de cargas, que devem ser inspecionados na área de desembaraço aduaneiro antes que seja permitida a sua entrada. Com tanta carga entrando e saindo, havia um grande desafio de processamento e de segurança. Adicionalmente, furtos tinham se tornado uma grande preocupação, pois não havia nenhum sistema de segurança abrangente instalado.

A Solução
A divisão da gestão da Zona de Processamento de Exportação de Pecém SA (ZPE Ceará) procurou uma solução que reduzisse os tempos de processamento e facilitasse o controle dos caminhões dentro e fora dos postos de controle, e também fornecesse uma visão superior geral de todas as áreas protegidas.

A ZPE Ceará trabalhou com a Intelligent Security Systems (ISS), uma importante companhia de gerenciamento por vídeo e fornecedora de software de vídeo analítico com um histórico de sucesso em portos marítimos e operações aduaneiras. A ISS forneceu à ZPE Ceará um sistema de gerenciamento de vídeo e sistema analítico de vídeo completo e vídeo que atendeu os requisitos de segurança do governo brasileiro.

A Speed Sistemas do Brasil administrou a integração da solução de gerenciamento de vídeo e das câmeras Pelco com vários sistemas de terceiros, incluindo o sistema de gestão da Alfândega do Brasil, controle de acesso, controle de perímetro da Southwest Microwave, sistema de incêndio, áudio e o sistema da Secretaria de Segurança Pública, e as E/S da Advantech. A implantação envolveu seis servidores (totalmente redundantes e virtualizados), 200 câmeras IP da Pelco, 264 câmeras de terceiros, o acesso à internet, 34 canais de reconhecimento de placas de veículos (LPR), 36 canais de reconhecimento de contêineres (18 na lateral/18 na parte superior) e câmeras LPR e de contêineres com iluminação infravermelha. Todas as informações são enviadas para o sistema de gestão da Capitania do Porto e estão disponíveis imediatamente para as autoridades aduaneiras do Brasil.

Os resultados
ZPE Ceará observou melhorias na eficiência e menor tempo de processamento com sua solução abrangente de vigilância por vídeo. A integração dos dados analíticos de vídeo e da balança ajudaram a reduzir o tempo que um caminhão levava para passar pelo posto de controle de 7,4 minutos para três minutos.

Já estamos vendo uma melhoria tremenda nos tempos de processamento e na segurança global", disse Marcelo Costa Caldas, diretor técnico da ZPE Ceará. "Temos reconhecimento da placa de veículos e de contêineres em cada portão. Isso nos permitiu reduzir o pessoal necessário nos portões, minimizar erros e aumentar o rendimento de nossas operações. Os dados analíticos das LPR e do reconhecimento de contêineres permitiu a Caldas e à sua equipe saber quais caminhões estão chegando e quando, todas as informações de identificação de sua carga, quem é o motorista e quanto tempo ele leva para chegar ao seu destino.

Caldas disse que agora podem monitorar todo o perímetro a partir de sua sala de controle e agir imediatamente, se uma ameaça for detectada. Além disso, eles têm agora provas de vídeo de alta qualidade para todos os casos, que são fáceis de exportar e enviar para arquivos de longo duração. Os funcionários e as pessoas de fora agora estão cientes do sistema implantado, que já está tendo um efeito desestimulador em relação aos furtos", disse Caldas.

As câmeras Sarix e Spectra da Pelco foram selecionadas devido à sua confiabilidade, qualidade de imagem e capacidade de resistir aos elementos corrosivos da maresia.

"As câmeras Pelco, fieis à sua reputação, estão provando ser bem resistentes à maresia do porto", disse Caldas. "Isso é muito importante em um ambiente como o nosso - perto do oceano e com uma taxa de corrosão muito elevada."

A ZPE Ceará está planejando expandir seu sistema em 2014 para adicionar dois novos portões, e está se preparando para um crescimento de 450% nos próximos cinco anos.

Saiba mais sobre as soluções Pelco que atendem e superam as demandas em constante evolução das instalações de segurança de vídeo.
Saiba mais