• Insights de uma nova geração de CIOs

Default Alternative Text
Sendo uma das três pessoas-chave na organização, o diretor de informática é um agente de mudança.

Os presidentes das empresas já reconhecem a importância da Tecnologia da Informação. Portanto, ficou para trás os dias em que os diretores de informática ficavam confinados em uma sala de computadores. A nova geração de diretores de TI deve ser visionária e agente de mudanças. 

Em um artigo publicado recentemente em um blog, "A voz da nova geração de diretores de TI" (“The Voice of the Next Generation CIO”), Soeren Jensen, vice-presidente de Gestão de Empresa e Software da Schneider Electric™, comenta sobre a função em constante evolução dos diretores de informática, com clipes de vídeo dos destaques do painel de discussão realizado na Reunião de Diretores de Informática, “Driving an Agenda for Business Success”, organizada pela International Data Corporation (IDC) no Oriente Médio. 

A métrica mais importante: satisfação do cliente
Cabe aos diretores de informática assegurar operações contínuas dos sistemas de apoio de suas empresas, mas também a satisfação dos seus clientes. E isto requer uma mudança na forma de medir o retorno sobre investimento em TI.

Durante o painel de discussão, a Dra. Arwa Y. Al-Aama, vice-diretora de assuntos de TI da Prefeitura de Jeddah, disse que o diretor de informática está entre as "três pessoas-chave em uma organização, tanto externamente como internamente, pois lida com o ambiente interno e o externo”. Em resumo, a diretora de TI da Prefeitura de Jeddah Municipality, Dra. Al-Aama supervisiona a infraestrutura tecnológica, aplicativos, rede e comunicações, orçamento e alocação de recursos.

A Dra. Al-Aama, que ocupa uma função no primeiro escalão do setor público na Arábia Saudita, ultrapassou toda as barreiras para chegar a esta posição; ela também se tornou uma agente de mudança. Na Prefeitura de Jeddah, o placar de resultados virou: a satisfação do cliente se tornou a métrica mais importante para o sucesso, em vez da taxa de retorno sobre o investimento.

Manter-se atualizado com a tecnologia é uma parte do trabalho do diretor de TI. Agora eles também estão sob pressão para fomentar inovação, o que requer ouvir os "clientes internos" e oferecer serviços de TI para "capacitar tais clientes para mudar o mundo", disse a Dra. Al-Aama, sobre a função importante que a tecnologia desempenhou durante a Primavera Árabe.

Seja parte da conversa. Saiba mais sobre a evolução dos papéis dos Diretores Industriais (CIOs) e como as novas tendências impactam sua organização
Saiba mais