• Como tornar seu data center eficiente e disponível?

Man walking through data center room, data center operations.
Agora ficou fácil ter visibilidade completa do data center.

Como as cargas de TI ficaram ainda mais densas para acomodar servidores consolidados, garantir o equilibrio entre a quantidade certa de resfriamento e de energia é uma tarefa cada vez mais complexa - especialmente se as cargas tiverem sido virtualizadas. Sem visibilidade para saber onde a energia e a capacidade de resfriamento estão disponíveis para suportar mais cargas, você se arrisca a derrubar todo um rack com uma sobrecarga em um ramal de circuito, por exemplo. Ou, sob a perspectiva de um edifício, você pode ter um excesso de resfriamento, gerando uma grande despesa operacional.

Ser capaz de visualizar a infraestrutura física completa do data center - do nível da edificação até o nível do servidor (e vice-versa) - é imprescindível. Esse tipo de visão protege não apenas a disponibilidade do sistema, mas também pode gerar energia concreta e ganhos de eficiência. O software Schneider Electric™ StruxureWare™ para Data Centers proporciona essa visibilidade de ponta a ponta, fazendo uma ponte entre as instalações físicas e a TI.

Na realidade, ele mostra, graficamente, o equipamento de TI dentro da infraestrutura física do data center. Assim é possível gerenciar o tempo de funcionamento do sistema e simular o efeito de movimentações, inclusões e alterações em relação à capacidade de recursos. O resultado? As instalações e a TI podem, facilmente, colaborar para garantir que o data center se ajuste, a qualquer momento, às necessidades da empresa.

Com a eficiência energética proporcionada pela ligação entre instalações físicas e TI, o StruxureWare para Data Centers permite aos operadores equilibrarem, com tranquilidade, eficiência e disponibilidade. Especificamente, o software combina monitoramento, automação, planejamento e implantação para fornecer uma visão completa e multifacetada de todas as funções do data center. Mas isso de maneira fácil, que dá as informações certas para o usuário certo e no momento certo.

O gerenciamento inteligente de energia permite controlar e direcionar o uso da energia para identificar e corrigir o excesso de provisionamento de energia. E com uma visão inteligente de todo o sistema, o software permite definir limites de disponibilidade com maior eficiência energética e melhor custo-beneficio, sem colocar em risco o tempo de atividade do sistema, dado os recursos de monitoramento detalhados de todos os equipamentos de energia - do resfriamento à edificação até o rack e à sala de TI.

Como os autores Torben Karup Nielsen e Dennis Bouley observaram no White Paper da Schneider Electric 'Como o software de gerenciamento de infraestrutura de data center melhora o planejamento e corta custos?': "Ao correlacionar recursos de energia, resfriamento e espaço para servidores individuais, as ferramentas DCIM atuais podem informar, de maneira proativa, os sistemas de gerenciamento de TI sobre possíveis problemas na infraestrutura física e como esses problemas podem afetar cargas de TI específicas. Particularmente em um ambiente de nuvem altamente virtualizado e dinâmico, essa compreensão em tempo real das capacidades de energia e de resfriamento - que estão em constante mudança - é importante para a segurança do servidor. O software StruxureWare™ para Data Centers está dentro da classe mais avançada de ferramentas DCIM inteligentes.

Além de lidar com a complexidade crescente da TI, o StruxureWare™ para Data Centers integra-se, de forma única, com plataformas importantes de gerenciamento de virtualização (por exemplo, VMware® vSphere™ e Microsoft® System Center Virtual Machine Manager) para incorporar recursos de resposta automática. Isso significa que as cargas virtuais sempre estarão em ambientes de hospedagem saudáveis; se um servidor host for ameaçado por superaquecimento ou por outros problemas, o software muda a carga dinâmica automaticamente antes do risco aumentar.

Além disso, as ferramentas de workflow, que permitem aos operadores atribuir ordens de trabalho, reservar espaço, controlar o status e extrair pistas de auditoria, também são automatizadas. Assim é possível ter histórico e visualização completos do ciclo de alterações quando um equipamento entrar ou sair de operação. Tem mais: as rotinas de manutenção podem ser mapeadas com precisão, considerando as condições de operação e o estado dos sistemas.

O sistema como um todo se beneficia desses recursos robustos de DCIM. A estrutura de data center da Shneider Electric e o software StruxureWare™ podem, juntos, render às empresas uma economia de até 30% em 10 anos com infraestrutura física. E isso graças ao gerenciamento inteligente de recursos e de energia. Como Gerente de TI ou de Instalações, você pode fazer com que o data center tenha valor comercial estratégico para sua empresa, por meio da eficiência energética e agilidade comprovadas.

Otimize o desempenho com um pacote de software modular e integrado

Não importa quais desafios comerciais você deseja superar - sejam eles relacionados à eficiência energética, planejamento de capacidade ou se você deseja apenas permanecer conectado com seu data center - o software StruxureWare™ para Data Centers tem a solução. O projeto do software permite que você escolha os módulos que a sua empresa precisa no momento e lhe dá a possibilidade de reduzi-los no futuro. Dê valor estratégico de negócio para o seu data Center e o mantenha orientado ao futuro, alinhando as necessidades da empresa com os recursos de gerenciamento do StruxureWare™ para Data Centers


Um software DCIM inteligente pode fazer isso:

Analisar e otimizar os recursos existentes, Analisar o fluxo de ar em tempo real Determinar o impacto causado na TI por falha da infraestrutura Acompanhar suas emissões de carbono e uso dos recursos Identificar excesso de capacidade Gerar um PUE nas instalações e na TI Maximizar o tempo de funcionamento monitorando a qualidade da energia Gerar relatório sobre o uso médio e o uso máximo da energia por rack Mover automaticamente cargas virtuais em risco para hosts saudáveis Gerar trilha de auditoria para todas as mudanças de ativos Fornecer representações gráficas dos sistemas Calcular locais ideais para instalação de TI Gerenciar espaços e cabines em instalações com múltiplos locadores

Para referências e melhores práticas, leia "Como o Software de Gestão de Infraestrutura de Data Center melhora o planejamento e reduz custos operacionais."
Saiba mais