• Como os data centers podem reduzir custos de energia

Técnicos de um Centro de Dados a trabalhar num computador longe da consola do Centro de Dados.

P. Qual é o maior desafio para os data centers?
R.
Os data centers consomem cerca de 2% da eletricidade nos EUA. E devido ao aumento do custo de energia, as empresas estão repensando como elas vão alimentar seus data centers com energia elétrica. Alguns dos maiores data centers do mundo utilizam fontes alternativas de energia para reduzir custos e diminuir a pressão sobre as redes elétricas. Por exemplo, empresas como a Apple usam campos solares. Mas a maioria das empresas não possui recursos para construir uma infraestrutura de energia renovável no local. Felizmente, a tecnologia necessária para reduzir as emissões de energia de 30% a 50% não está fora do seu alcance.

P. Como as empresas podem aproveitar a energia renovável?
R.
Fontes de energia renováveis podem reduzir os custos, mas os preços flutuam com frequência. Estiagem e baixos níveis de água podem elevar os preços da energia hidrelétrica de uma semana para outra. Na semana seguinte, no entanto, inundações repentinas podem reduzir os preços na velocidade da luz. Tais variações dificultam a previsão de custos. Uma abordagem calculada para a gestão de energia pode ajudar as empresas a obter o tipo mais eficaz de energia a qualquer momento, especialmente se elas fizerem parceria com um provedor de serviços de sustentabilidade terceirizado.

P. De que outra forma pode-se conseguir economizar energia?
R.
A eficiência energética é fundamental. E o projeto do centro de dados ajuda a alcançar a eficiência energética e manter a demanda de energia em cheque. Por exemplo, um sistema de contenção de ar pode proporcionar uma economia de 25% e os economizadores podem ajudar a cortar a demanda de energia com "resfriamento natural.” Estima-se que com a tecnologia certa, a demanda de energia pode ser reduzida em até 30%.

Agora, vamos examinar a resposta à demanda, que transformou o mercado de energia. As empresas podem determinar quando é melhor consumir eletricidade e trabalhar estreitamente com os fornecedores de energia para vender de volta a energia não utilizada em horários de pico, criando novos fluxos de receita. Sim, a resposta à demanda exige envolvimento, mas vale a pena porque as emissões de carbono podem ser reduzidas em 50% em 20 anos.

Saiba como as soluções da Schneider Electric podem fazer o seu Data Center mais eficiente em termos de energia e como podem ajudá-lo a contribuir para a sustentabilidade global.
Saiba mais