• Como a aquisição de dados por capilaridade reduz as contas de energia elétrica e assegura disponibilidade de energia

Texto Padrão Alternativo
O sistema de controle Acti 9 da Schneider Electric oferece controle básico com proteção ideal.

bhen-98tp6l_us

PERGUNTE AO ESPECIALISTA
ANNE-SOPHIE HAJJAR, gerente de ofertas de marketing para controle e monitoramento de quadros de distribuição final na Schneider Electric, é responsável pela solução do sistema de comunicação Acti 9. Ela tem dois mestrados: um em telecomunicações e sistemas da informação pela Telecom Paris Sud Engineering School e outro em Administração de Empresas pela Universidade Paris Dauphine.

P. O que exatamente é a aquisição de dados por capilaridade?
R. O conceito de capilaridade não é nenhuma novidade em botânica ou biologia. Trata-se da capacidade de um líquido fluir até as extremidades máximas de um sistema. Aplicado ao gerenciamento de dados, podemos substituir “líquido” por “dados” e visualizar os dados fluindo de e para locais inatingíveis por sistemas convencionais.

P. Como funciona o sistema de gestão de energia por capilaridade? 

R. Ele expande e recupera os dados a partir de cargas individuais. Como exemplo, usemos seu medidor convencional. Ele mede o consumo de energia global de um edifício. Porém, com a aquisição dos dados por capilaridade, é possível ajustar o foco e concentrar-se em uma sala seguida por uma carga individual. Isso coloca microinformações de alta precisão a seu alcance.

P. Como esses sistemas apoiam a eficiência e a disponibilidade da energia?

R. Por meio de monitoramento, controle e medição. O monitoramento por capilaridade mantém uma vigilância constante em seus quadros de distribuição final. Ele consegue identificar qual carga de determinada sala está consumindo eletricidade em excesso por conta do funcionamento incorreto de um equipamento. Então, é possível tomar providências rápidas e economizar energia. Ele informa imediatamente, por exemplo, qual disjuntor disparou, para que se possa intervir com rapidez e assegurar a continuidade operacional.

P. Quais soluções estão disponíveis para a gestão de energia por capilaridade?

R. Há produtos disponíveis no mercado atualmente. Entretanto, eles exigem muita fiação para controle e cabeamento para comunicações. Contudo, um sistema pronto para a conexão, como o sistema de controle Acti 9™ da Schneider Electric, oferece um controle básico com proteção ideal e integra-se facilmente a qualquer arquitetura de gestão das instalações. Isso significa que ele oferece suporte a práticas de eficiência energética em qualquer ambiente. Os painéis de distribuição Acti 9 recuperam informações dos quadros de distribuição final que estão sendo utilizados. São dispositivos plug and play com um cabo simples. Basta conectá-los para que as informações fluam dos quadros de distribuição final para o sistema de gestão das instalações. Inteligente, rápido e fácil.

Obtenha mais informações aqui sobre o sistema modular Acti 9 para a gestão de energia por capilaridade.
Saiba mais