• Default Alternative Text

    Sua família, protegida

    A maioria dos acidentes relacionados à eletricidade em residências podem ser prevenidos, quando a segurança é considerada. Com a proteção correta, você pode evitar danos aos seus entes queridos.

    Faça o download do folheto

Onde está o perigo?

Existem muitos locais na residência onde podem acontecer choques elétricos. Descubra onde estão, e como você pode reduzi-los ou mesmo eliminá-los.
Texto alternativo padrão

DR: Sua proteção efetiva contra eletrocussão

Dispositivos Diferenciais residuais (DR) detectam correntes de fuga (choque elétrico) e interrompem a energia elétrica imediatamente. São obrigatórios, de acordo com a norma de Instalações Elétricas de Baixa Tensão ABNT NBR 5410 em todos os circuitos que alimentam:
• Tomadas de energia elétrica
• Iluminação abaixo de 2,50 m de altura,
• Todos os dispositivos em banheiros e em áreas úmidas

Verifique se no seu quadro de distribuição tem o DR, que são fáceis de identificar, pois contém:
• Um botão de teste
• Marcação de "30mA"

Se houver DR instalado em seu quadro de distribuição, verifique se ele está funcionando pressionando o botão de ‘Teste’. O DR deve desarmar.

Se não houver DR instalado, você precisará atualizar seu quadro de distribuição com DR para assegurar o nível de proteção mais elevado em toda a sua residência.



DR - vital em sua instalação20021362-RCD-IC-410x230

2 ou 3 DR em seu quadro de distribuição previnem que a residência inteira fique sem energia em caso de desarme do DR. Use DR dedicado para os circuitos da área externa pois eles são mais suscetíveis a desarme durante mau tempo.
Para cargas críticas como refrigeradores e freezers, um DR específico evitará que eles sejam desarmados devido a riscos em outras cargas na residência.

Quatro áreas em sua residência que necessitam de atenção

1. Quadro de distribuição20021362-Resi9-in-Switchboard-IC-410x230

Seu quadro de distribuição protege sua residência contra incêndios de origem elétrica causados por curtos-circuitos e sobrecargas.

Para sua segurança, seu quadro de distribuição deve ser:
• Protegido contra entrada de água
• Fabricado com materiais de alta qualidade
• Altamente resistente a choques

Não deve ter nenhuma abertura grande ou suficiente para inserir uma ferramenta ou um dedo. Deve haver também uma tampa de fechamento para proteger todos os disjuntores. Equipado com DR, seu quadro de distribuição agora também pode proteger seus familiares contra eletrocussão.


2. Interruptores e tomadas20021362-LAGNEAU_GM1_HU08-IC-410x230

Use interruptores e tomadas de qualidade, pois esses componentes são vitais para sua segurança:
• Tomadas equipadas com proteção automática para evitar que crianças insiram os dedos ou objetos nos orifícios
• Todas peças plásticas devem ter resistência suficiente contra impactos
• Todas os módulos de iluminação e de energia devem ser rosqueados firmemente nos suportes de montagem

Todos os interruptores e tomadas em sua residência devem estar protegidos por um Dispositivo Diferencial Residual (DR) de 30 mA.

> Verifique nossas linhas de interruptores e tomadas

Troque componentes com defeito:
Substitua quaisquer tomadas, luminárias, cabos de extensão e de aparelhos que mostrem sinais de desgaste, incluindo trincas, interruptores enroscando ou soltos, e terminais elétricos partidos ou esmagados.

Segurança em primeiro lugar:
Se você fizer as manutenções por conta própria, sempre use luvas de proteção, use ferramentas isoladas e desligue a energia no quadro de distribuição.


3. Dispositivos de iluminaçãoDouble-insulation-IC-410x230

Dispositivos de iluminação alojados em materiais isolantes devem ter gravados o símbolo ‘Classe II’.

Iluminação moderna, incluindo condutores nus, deve ser alimentada por um transformador que tenha o símbolo a ‘Segurança Extra Baixa Tensão’.

Lustres de metal estruturados devem ser ligados a um "condutor terra" por um fio com isolamento na cor “verde-amarela/verde” (fio terra).

Todos os circuitos de iluminação em sua residência devem ser protegidos por um dispositivo diferencial residual de 30mA (DR) abaixo de 2,50 m de altura.


4. BanheirosBathroom-safety-graphic-IC-410x230

O banheiro é a área mais perigosa da residência. Por quê? Porque quando sua pele está molhada, seu corpo fica extremamente sensível à corrente elétrica.

Normas de segurança
Volume 0: Nenhuma peça elétrica
Volume 1: dentro do alcance, a partir de banheira ou chuveiro, dos braços elevados para cima
• Somente conexões de 12V isoladas (Alimentação SELV*)
Volume 2: alcance máximo a partir de banheira ou chuveiros
• Tomadas isoladas de transformador (do tipo para "barbeador")
• Iluminação e aquecedores com isolamento Classe II

Todos os interruptores e tomadas em seus banheiros devem ser protegidos por Dispositivos Diferencial Residual (DR) de 30 mA.

Como obter assistência do seu eletricista

  • Texto alternativo padrão
    Contate um eletricista qualificado para verificar sua instalação elétrica, faça nova fiação ou troque peças com defeito ou desgastadas, ou para atualizar seu sistema de segurança para que ele esteja em conformidade com normas vigentes.
  • Texto alternativo padrão
    Se o circuito da sua residência tiver mais que 5 anos, chame seu eletricista para fazer uma verificação total. Eles conhecem as regulamentações e as boas práticas.
  • Texto alternativo padrão
    Pergunte ao seu eletricista sobre o DR da Schneider Electric, e obtenha a melhor proteção para assegurar a segurança elétrica da sua residência.

Segurança elétrica residencial

70 milhões de residências no Brasil são eletricamente inseguras. A sua é uma delas? A eletricidade nos ajuda durante todo o dia, em todos os dias, entretanto ela também pode ser perigosa. Saiba mais como usá-la cuidadosamente e como assegurar que os seus aparelhos estejam sempre seguros e bem conservados.
Saiba mais