FAQs

Fazer uma Pergunta

Qual a diferença de categorias de emprego de contatores; AC-1, AC-2, AC-3 e AC-4?

"As categorias de emprego para contatores em corrente alternada , segundo IEC 947-4 fixam os valores de corrente que o contator deve estabelecer ou interromper.
Elas dependem:
- da natureza do receptor controlado: motor de gaiola ou de anéis, resistências
- das condições nas quais se efetuam os fechamentos e as aberturas: motor em regime ou bloqueado ou em partida, inversão do sentido de rotação, frenagem por contracorrente.

AC1: Aplica-se a todos os aparelhos de utilização em corrente alternada ( receptores), cujo fator de potência é no mínimo igual a 0,95 (coseno-phi maior e igual a 0,95). A interrupção torna-se fácil.
AC2: Refere-se partida e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis.
No fechamento o contator estabelece a corrente de partida próximo de 2,5 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, deverá interromper a corrente de partida com uma tensão no mínimo igual à tensão da rede. A interrupção é mais severa.

AC3: é relativa aos motores de gaiola cujo desligamento é efetuado com o motor em regime. No fechamento o contator estabelece a corrente de partida que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, o contator interrompe a corrente nominal absorvida pelo motor, e neste momento, a tensão nos bornes de seus pólos é da ordem de 20% da tensão da rede. A interrupção torna-se fácil.
Exemplos de utilização: todos os motores de gaiola normais, elevadores, escadas rolantes, correias transportadoras, elevadores de canecas, rpomressores, bombas, misturadores, condicionadores de ar, etc.

AC4: Manobras pesadas, acionar motores a plena carga , comando intermitente inversão. Trata-se de partidas com frenagem por contracorrente e à partida por impulsos em motores de gaiola ou de anéis.
O contator fecha com uma intensidade que pode atingir 5 e até 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura o contator interrompe esta mesma corrente, sob uma tensão tanto maior quanto menor for a velocidade do motor. Esta tensão pode ser igual à da rede. A interrupção é bastante severa.
Exemplos de utilização: máquinas de impressão, trefila , pontes rolantes, tornos, etc."
Isso foi útil?
O que podemos fazer para melhorarmos?