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Como configurar o Altivar 310 (ATV310) para dados do motor, sua aplicação e faixa de operação (ajustes básicos)

Sugestões de ajuste a partir da configuração de fábrica :

A) Dados do motor (importante : utilizar os dados de placa do motor) e da aplicação (p.ex. bomba, ventilador, compressor, esteira, etc.).
Menu COnF / FULL / 300- / parâmetro :
301 = 00 (50Hz, regulagem de fábrica) ou 01 (60Hz), frequência standard do motor
302 = potência em kW (se 301 = 00) ou em CV/HP (se 301 = 01), potência nominal do motor (se mais de um motor ajustar com a soma das potências dos motores)
304 = tensão em V (380V, regulagem de fábrica), tensão nominal do motor
305 = corrente em A, corrente nominal do motor (se mais de um motor ajustar com a soma das correntes dos motores, lembrando que cada motor deve ter seu relé térmico externo ao inversor)
306 = frequência em Hz (50Hz, regulagem de fábrica ou 60Hz se 301 = 01), frequência nominal do motor
307 = velocidade em rpm, rotação nominal do motor
308 = frequência máxima de saída em Hz (60Hz, regulagem de fábrica ou 72Hz se 301 = 01), sugerido ajuste 20% acima do regulado no parâmetro 512.2
309 = tipo de controle do motor :
      = 00 modo Performance (controle vetorial), aplicações de alta performance durante partida ou em operação, alto conjugado de partida
      = 03 modo Standard (U/F 2 pontos), regulagem de fábrica, aplicações em geral que não requeiram alta performance, motores em paralelo, quando não se tem certeza dos dados de placa do motor
      = 06 modo Bomba (conjugado variável/torque quadrático), aplicações em bombas, ventiladores, exaustores que não necessitam de alto conjugado de partida
310 = compensação RI (100% regulagem de fábrica), abaixe o valor se a corrente do motor estiver muito elevada em caso de baixa rotação e distância de cabo ao motor muito curta (menor que 5m)
318 = 01, após alguns segundos (1 a 10s) vai a 02 automaticamente quando o auto-tuning (autorregulagem) é realizado com sucesso. Algumas indicações, recomendações e cuidados para realizar a autorregulagem :
  • O status do inversor deve estar em --00 (rdY - pronto para partir) para realizar o auto-tuning
  • Recomendado o auto-tuning quando se deseja a melhor performance de operação (com 309 = 00), por exemplo com cargas de alta inércia ou torque de partida.
  • Os dados do motor devem ser ajustados exatamente como indicado na placa do motor. A autorregulagem não corrige a falta dessas informações!
  • Se os dados do motor não são conhecidos ajustar 309 = 03 ou 06, e o auto-tuning não é necessário
  • O auto-tuning é realizado com o motor conectado ao inversor (verifique se há contator na saída do inversor ou outro dispositivo de seccionamento).
  • O motor deve estar conectado ao inversor, parado (sem rotação no seu eixo) e preferencialmente frio.
  • O motor não roda durante a autorregulagem, e a corrente injetada é igual à corrente nominal do motor (cuidado se estiver com motor de teste muito menor que o inversor)
  • Refaça o procedimento toda vez que mudar o motor ou a cablagem do inversor ao motor (principalmente se foi feito durante alguma condição de teste fora da utilização final)

B) Proteção térmica do motor
Menu COnF / FULL / 600- / 604- / parâmetro
604.0 = corrente em A, ajuste considerando a corrente nominal do motor ou acima (como sugestão utilizar o Fator de Serviço - F.S. do motor)

C) Faixa de operação do motor
Menu COnF / FULL / 500- / 512- / parâmetro :
512.0 = velocidade mínima em Hz (0Hz, regulagem de fábrica). por exemplo: velocidade mínima de bomba d'água, operação com 1 velocidade fixa, mínima referência de velocidade (potenciômetro externo, 0-10V ou 4-20mA vindo de PLC, etc.)
512.2 = velocidade máxima em Hz (50Hz, regulagem de fábrica ou 60Hz se 301 = 01, se deseja aumentar acima de 60/72Hz altere antes o parâmetro 308), máxima referência de velocidade (potenciômetro externo, 0-10V ou 4-20mA vindo de PLC, etc.)

D) Rampas de aceleração e desaceleração, aumente para aplicações de alta inércia, os tempos obtidos são proporcionais aos ajustes abaixo.
Menu COnF / FULL / 500- / 501- / parâmetro :
501.0 = tempo de aceleração em s (regulagem de fábrica 3s), tempo para ir de 0Hz até a frequência nominal do motor (parâmetro 306)
501.1 = tempo de desaceleração em s (regulagem de fábrica 3s), tempo para ir da frequência nominal do motor (parâmetro 306) até 0Hz
501.6 = tipo de adaptação de rampa de desaceleração
         = 00, sem adaptação, deve ser ajustado com resistência de frenagem conectado ao inversor
         = 01, regulagem de fábrica, aumenta automaticamente o tempo de desaceleração para evitar falha de sobretensão ou sobrefrenagem no inversor, adequado para cargas de alta inércia
         = 02, frenagem do motor, permite que o inversor tente parar no menor tempo possível sem uso de resistência de frenagem, aumentando a dissipação no motor.

Para mais informações sobre o ATV310 :
http://www.schneider-electric.com.br/pt/faqs/FA295759/
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