FAQs

Fazer uma Pergunta

Como escolho inversor de frequência da Schneider

Há várias famílias de produtos, a escolha do inversor depende :
I - da tensão de alimentação, na seleção atente para o final do código da referência, com final :
F1 - alimentação 110V monofásica, saída 220V trifásica, M2 - alimentação 220V monofásica, saída 220V trifásica, M3 - alimentação 220V trifásica, N4 - alimentação 380V a 480/500V trifásica, Y - alimentação 500V a 690V trifásica (acima disso ver oferta em média tensão com Altivar 1200)
II - do motor trifásico (para seleção no mínimo informe tensão - em Volts e potência - em kW ou CV/HP, recomendável corrente nominal)
III - da carga acionada (regime de operação e sobrecarga 1min. ou informação da utilização como em bomba d'água, compressor, ventilador, esteira, talha, ponte rolante, elevação de carga, elevador, etc.)
IV - de recursos, opcionais e acessórios requeridos do inversor (filtro de entrada ou de saída, rede de comunicação, resistência de frenagem externa, função de aplicação, etc.)

a) Famílias atuais de inversores em destaque abaixo (clique em cada família para obter mais informações como seleção, folha de dados e documentação) :
  • Altivar 12 (ATV12) - máquinas simples como bombas, ventiladores, transportadores, esteiras, porta de elevador, etc. Para motores trifásicos 220Vca, referência final F1 até 0,75kW/1CV, final M2 até 2,2kW/3CV, final M3 até 4kW/5CV
  • Altivar Machine ATV320 - máquinas simples como bombas, ventiladores, compressores, esteiras, máquinas de alta performance como pontes rolantes e talhas com elevação de carga (uso de resistência de frenagem externa), máquinas complexas com funções de segurança, etc.
  • Altivar Process (ATV630 e ATV650)  - para processos industriais em aplicações como bombas, ventiladores, compressores, misturadores, que não requeiram resistência de frenagem. Ampla gama de acessórios/opcionais e protocolos de comunicação
  • Altivar Process (ATV930 e ATV950)  - para processos industriais em aplicações que requeiram excelente controle do motor (Atenção para escolha em regime 'Normal Duty' ou 'Heavy Duty', a referência do ATV900 vem com indicação de potência para 'Normal Duty'), que requeiram ou não uso de resistência de frenagem. Ampla gama de acessórios/opcionais e protocolos de comunicação
b) Demais linhas de inversores : 
  • Altivar 312 (ATV312) - máquinas simples como bombas, ventiladores, compressores, esteiras, máquinas de alta performance como pontes rolantes e talhas com elevação de carga (uso de resistência de frenagem externa), etc.
  • Altivar 212 (ATV212) - uso em HVAC - sistemas de ar condicionado
  • Altivar 71 (ATV71) - pontes rolantes, compressores, máquinas complexas, ampla gama de acessórios/opcionais e protocolos de comunicação. Referências em 220V / 380V / 440V / 690V. O ATV71 é dimensionado para aplicações de sobrecarga elevada (regime 'Heavy Duty')
  • Altivar 1200 (ATV1200) - inversor em média tensão
Isso foi útil?
O que podemos fazer para melhorarmos?