• Smiling volunteers cleaning up park, environmental sustainability

    Ética e Responsabilidade

    Responsabilidade e Ética no centro de nossa estratégia



    “Na Schneider Electric, um de nossos valores fundamentais é o compromisso em garantir que nossa empresa opere de maneira ética, sustentável e responsável em todo o mundo. Como empresa global, nossa responsabilidade vai além do cumprimento dos requisitos regulamentares e legais, especialmente nas áreas de integridade comercial e direitos humanos.

    Como CEO da Schneider Electric e Presidente da Global Compact da ONU na França, quero reafirmar meu compromisso inabalável de agir dentro dos mais altos padrões de ética."
    JPT-2015-392x351
    Jean-Pascal Tricoire,
    CEO e Presidente da Schneider Electric
    • Uma estrutura comum de referência Nossos Princípios de Responsabilidade

      Nossos Princípios de Responsabilidade são uma parte fundamental do nosso compromisso e se aplicam a nossos funcionários.

      Faça o download do folheto (pdf, 1,3 Mb)
      Default Alternative Text
      • Nosso Programa de Ética e Responsabilidade

        O Programa de Ética e Responsabilidade (R&ED) foi projetado para apoiar os esforços de nossos funcionários para defender e cumprir Nossos Princípios de Responsabilidade.

        Clique aqui para saber mais
        Default Alternative Text

        Nosso processo escalonável de alerta  

        alert-esc-380x380

        Desenvolvemos um processo de alerta para orientar os funcionários em relação aos órgãos corretos, classificados em ordem de prioridade:
        • Falando com o gerente
        • Usar pontos de contato internos existentes (legal, financeiro, RH, ambiente, etc.), ou 
        • Entrar em contato com o Comitê de Fraude no Grupo, por meio do sistema de alerta profissional acessível via Internet ou pela linha telefônica multilíngue



        Um sistema de alerta profissional: a Linha R&ED


        Quando um empregado é vítima ou testemunha de um evento que envolve questões éticas, um sistema de alerta profissional está disponível desde 2012 para relatar informações sobre tais eventos. Esse sistema garante a confidencialidade das comunicações e protege o anonimato do denunciante (a menos que haja uma legislação em contrário).

        Em conformidade com a legislação local, este sistema é fornecido por uma empresa independente e propõe categorias de alerta, um questionário e protocolo de troca de informações entre a pessoa que emite o alerta e a pessoa responsável por investigá-la. Cada alerta é revisado pelo Comitê de Fraude do Grupo, que designa uma equipe de duas pessoas para realizar a investigação, que consiste em um Executivo de Conformidade e um investigador do Bureau de Investigação da Schneider Electric.

        Com base nas descobertas da investigação, a administração toma as medidas adequadas para punir ou exonerar a parte ou partes envolvidas. A cada ano, um relatório detalhado com estatísticas (número e tipo de alertas por região) é apresentado ao Comitê de Auditoria e ao Comitê Executivo do Grupo, que analisa e aprova as ações preventivas e corretivas a serem tomadas.

        A menos que haja disposição legal em contrário, o sistema pode ser usado para enviar alertas nas seguintes áreas em todos os países nos quais o Grupo opera: discriminação, assédio, segurança, dano ambiental, concorrência desleal, corrupção, conflitos de interesse, manipulação contábil, falsificação de documentos, uso de informações privilegiadas, roubo, fraude e peculato.
        113 alertas éticos foram apresentados no sistema da linha de R&ED em 2014: 3/4 deles foram relacionados a fraudes financeiras/conflito de interesses em potencial; os restantes 1/4 foram relacionadas a alegações de discriminação / assédio / tratamento injusto de trabalhadores.

        data-sd-rep-380x380

        Voltar para a página inicial de Sustentabilidade

        Clique aqui