• Default Alternative Text

    História das Nossas Marcas

    A história da APC

    Desde a sua fundação em março de 1981, a APC evoluiu de líder de produtos em proteção de energia para líder mundial em soluções e serviços para ambientes críticos de energia e refrigeração, servindo os mercados residencial, industrial, além de redes e data centers e edifícios completos. A marca APC tornou-se sinônimo do melhor em soluções de gestão, refrigeração e energia em todo o mundo.

    1981: Constituição da APC por três engenheiros eletrônicos especializados em potência do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

    Os esforços de pesquisa e desenvolvimento da APC centraram-se originalmente na energia solar. Contudo, como os computadores pessoais começaram a revolucionar a indústria, a APC voltou a canalizar seu foco na proteção de energia e no desenvolvimento de sistemas de alimentação ininterrupta (UPS - Uninterruptible Power Supply) menores para a área de trabalho.

    A APC reconheceu que os PCs, servidores e as respectivas redes necessitavam de proteção UPS, assim como as estruturas principais – apenas em menor escala – e partir então para a introdução de seu primeiro no-break em 1984.

    Em 1989, a APC introduziu um revolucionário software de gestão de energia (PowerChute®), seguido pela introdução da família Smart-UPS® de no-breaks (que ainda são o padrão da indústria) e o primeiro no-break modular. Alargando firmemente o seu alcance para o mercado de data centers através de aquisições e inovações tecnológicas, a APC tornou-se a primeira empresa essencialmente centrada nos UPSs a alcançar rendimentos na ordem de 1 bilhão de dólares.

    Em 2003, a APC revolucionou a energia dos data centers com sua arquitetura InfraStruXure® — uma concepção pioneira que integra de forma contínua energia, refrigeração, racks e gestão numa solução modular e expansível, pré-concebida para funcionar em conjunto. A APC tem estado, consequentemente, na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias de refrigeração por corredor e, mais recentemente, na introdução de software de gerenciamento centralizado e forte gestão de capacidades.

    Edificando-se com base nesta proeminência tecnológica no mercado de proteção de energia monofásica, a APC tornou-se a marca de maior confiança entre os clientes de TI, desde desktops a data centers.

    Em 14 de fevereiro de 2007, a Schneider Electric adquiriu a APC. Ao unir a APC com a MGE, a Schneider Electric uniu o líder mundial em sistemas de UPS monofásicos (APC), o líder de mercado em sistemas de UPS trifásicos (MGE) e tem a liderança de soluções no principal mercado de refrigeração e energia.

    Em 22 de junho de 2009, a APC by Schneider Electric adquiriu a Microsol Tecnologia, uma das três maiores fabricantes nacionais de estabilizadores e no-breaks. Em seus 26 anos de mercado, comercializou mais de cinco milhões de produtos, reconhecidos pela sua qualidade, eficiência e inovação. Atualmente, a Microsol é uma linha de produtos da APC by Schneider Electric.

    A história da Atos

    A Atos Automação Industrial foi fundada em março de 1974. Começou a desenvolver produtos de acordo com as necessidades específicas do mercado, criando uma grande aliança e proximidade com seus clientes, parceiros e integradores.

    Durante mais de 33 anos, a Atos ampliou sua oferta de produtos e serviços. Para suporte internacional, especificamente, fabricantes de máquinas interessados na exportação das mesmas, a Atos começou a procurar alternativas para completar sua oferta e torná-la internacional.

    Em agosto de 2007, a Atos foi adquirida pela Schneider Electric, que teve uma soma de soluções, tanto para o mercado nacional, quanto internacional.  Hoje, há um centro de Pesquisa & Desenvolvimento formado pelos especialistas da Atos, hoje Divisão Atos, para soluções em automação industrial, a qual desenvolve produtos com trocas de experiências com 25 centros em mais de 100 países da companhia.

    A história da CDI Power

    A CDI Automação foi criada em 1994, com o objetivo de oferecer ao mercado brasileiro soluções completas de automação de subestações e centros de operação de sistemas.

    Tornou-se uma empresa reconhecida no mercado nacional com produtos e serviços diferenciados.

    Em 2003 foi adquirida pela Schneider Electric, passando a atuar como CDI Power em nova sede, juntamente com a filial comercial Schneider Electric de Curitiba/Paraná, englobando instalações para engenharia, fábrica, montagem de painéis e plataformas de testes.

    A CDI Power foi incorporada pela Schneider Electric em 2009, sendo a Divisão de Energia para soluções no mercado elétrico nacional.

    A história da CP Eletrônica

    Com a aquisição da CP Eletrônica - empresa nacional especializada no fornecimento de soluções em energia segura - em 2012, a Schneider Electric complementa estrategicamente a oferta de produtos e serviços para aplicações críticas em energia, reforçando também a estratégia de fomento a soluções desenvolvidas e produzidas no Brasil, adaptadas às necessidades locais.

    Com essa união, somam-se mais de cem anos de tradição de uma especialista global na gestão de energia a três décadas de pioneirismo no fornecimento de soluções em energia segura, P&D próprio e excelência em serviços.

    Oferecemos uma ampla linha de soluções confiáveis e altamente eficientes para proteção de energia, projetadas para aplicações críticas, como hospitais, indústrias e concessionárias de energia. Nossos produtos, serviços e soluções inovadoras proporcionam energia segura e de alta disponibilidade para manter seus sistemas ativos e operacionais, aumentando também a eficiência, o desempenho e a segurança.
    Não importa em que setor você opera, nosso portfólio sem concorrência oferece uma solução que garante o atendimento às necessidades específicas da aplicação, mantendo a energia de sua empresa sempre ligada.

    A história da Dexson

    A marca Dexson surgiu há 23 anos na Colômbia, com o objetivo de ser a melhor empresa na fabricação de produtos para telecomunicações, energia e indústria. Investindo em qualidade e  e tecnologia de ponta a preços competitivos, tornou-se referência nos mercados de 16 países. Dexson oferece soluções de tubulação com ampla gama de tamanhos e acessórios, assim como sistemas alternativos de fixação (amarrações) e de identificação.

    A história da Merlin Gerin

    Fundada em 1920, a Merlin Gerin conquistou de imediato fama internacional através do seu revolucionário disjuntor de alta tensão. As suas inovações em alta e baixa tensão têm melhorado continuamente a segurança e o conforto na área da distribuição eléctrica

    1920: Paul-Louis Merlin e Gaston Gerin fundam a Merlin Gerin.

    De 1920 a 1992, a data da sua aquisição pela Schneider Electric, a Merlin Gerin assistiu ao aumento da sua força de trabalho de 38 para 34.000 funcionários! Em 1992, a marca, originalmente regional, gerou 58% das suas vendas no exterior.
    A história do seu crescimento é explicada por grandes inovações comercializadas pela Merlin Gerin. Estas inovações alargaram o seu campo de actividades, centrando-se no desenvolvimento de gamas de produtos simples, coerentes e em constante evolução. Por exemplo, a gama Multi9 de equipamento eléctrico modular ou o disjuntor Compact de caixa moldada.
    O crescimento da marca é também explicado pela rápida constituição, a partir dos anos 50, de uma subsidiária e rede de distribuição internacionais.

    Em 2009, os produtos, serviços e soluções da Merlin Gerin migraram para a marca Schneider Electric na forma da sua oferta de Distribuição Eléctrica.

    Fonte: "Schneider", l'Histoire en force".
    (apenas disponível em francês)
    Tristan de la Broise et Felix Torres. De Monza Editions.

    A história da Pelco

    Fundada em 1957 no sul da Califórnia, EUA, a Pelco possui uma história prestigiosa de oferta de produtos de elevada qualidade, tecnologias inovadoras e Satisfação do Cliente 100 Porcento Garantida.

    Tornou-se o fornecedor de produtos mais procurado na indústria de vídeo e segurança.

    1 de junho de 1987: a empresa reconhece o início da “nova” Pelco, quando comprada pelo seu segundo grupo proprietário.
    O seu objetivo era que a Pelco evoluísse de protagonista de um nicho pequeno para se tornar o melhor fornecedor de vídeo-vigilância na indústria.Para isto, perceberam que em primeiro lugar, tinha de haver uma grande transformação na cultura corporativa da empresa.
    Desta forma, foi implementada imediatamente uma variedade de programas concebidos para alcançar 100 Porcento de Satisfação do Cliente, juntamente com incentivos ao desempenho dos funcionários com base na qualidade, não na quantidade.

    A Pelco levou pelo menos dois anos para mudar o rumo das coisas e, em 1989, emitiu a sua declaração de Compromisso com a Excelência líder na indústria.
    Essa mensagem foi enviada a milhares de clientes em todo o mundo, convidando-os a entrar em contato pessoalmente com o Presidente e Diretor-geral da Pelco no que dissesse respeito a quaisquer problemas ou reclamações.

    Depois de muitos anos após a primeira publicação desta declaração arrojada, poucas reclamações passaram por aquela mesa executiva. A Pelco luta constantemente para manter a sua posição como fornecedora de sistemas de vídeo-vigilância mais procurado na indústria e o seu Compromisso com a Excelência continua sendo a sua garantia para fornecer a cada cliente, produtos, ferramentas e serviços necessários para o sucesso.
    Em outubro de 2008 a Pelco foi comprada pela Schneider Electric, tornando-se uma parte do seu negócio de Edifícios.

    A história da Prime

    Mercado Residencial & Predial da Schneider Electric

    Prime, marca da empresa brasileira Primelétrica, criada em 1954, iniciou suas atividades com a fabricação e montagem de chaves faca e comutadoras.

    Em 1963, começou a produção de plugues e tomadas para o mercado industrial e, em 1980, entrou no mercado residencial, com um pequeno leque de produtos.

    No ano de 1992, iniciou a fabricação de interruptores e tomadas com a linha TOC, voltada ao segmento econômico. No decorrer dos anos, lançou outras linhas para atuarem no segmento standard, médio, e complementa seu portifólio de produtos com linha para instalações aparentes.

    Em 1999, a Schneider Electric decidiu entrar no mercado residencial e ampliar a sua oferta de produtos, por isso adquiriu a Prime. Lança linha para segmentos de alto padrão, luxo e tecnologia para automação residencial.

    A Prime, hoje marca Schneider Electric, oferece ao mercado nacional e internacional soluções inovadoras aos mercados: residencial e predial, dando continuidade à sua história de sucesso.

    A história da SoftBrasil

    Fundada em 1996 a Softbrasil comercializa e desenvolve soluções de Sistemas de Supervisão e Telemetria, Supply Chain Management, Planejamento de Produção, Controle e Aquisição de Dados, Soluções de Conectividade e Gestão de Informações Industriais (MES). Ao longo dos anos a SoftBrasil tornou-se uma das únicas empresas brasileiras capazes de integrar sistemas em ambientes heterogêneos com alta confiabilidade.
     
    Durante esse período a SoftBrasil criou alianças com grandes empresas de alta tecnologia, que juntas ofereciam aos seus clientes soluções inovadoras com o objetivo de melhorar a Eficiência Operacional dos processos produtivos de todos os seus clientes.
     
    A SoftBrasil foi incorporada pela Schneider Electric em maio de 2010. A empresa atuará na área de tecnologia para gestão da informação industrial, otimização de processos, telemonitoramento e automação industrial. Com a incorporação a Schneider Electric expande seu portfólio com soluções para Gestão da Manufatura (MES - Manufacturing Execution Systems), Otimização de Processos (gerenciamento de alarmes e malhas de controle, além de manutenção baseada em condição) e Automação Industrial. O foco principal destas soluções está nos mercados de mineração, metalurgia, alimentos e bebidas, tratamento de água, óleo, gás e petroquímicas, entre outros. Com a aquisição da SoftBrasil a  Schneider Electric ampliará ainda mais sua expertise em execução de projetos que visam ao aumento da eficiência operacional de seus clientes, tornando-se um Centro de Competências na América do Sul.

    A história da Square D

    Em 2003, a marca Square D celebrou o seu 100.º aniversário. Cem anos de know-how e inovação na gestão de automação e eletricidade.

    1902: Fundação da Detroit Fuse and Manufacturing que produziu fusíveis em compartimentos e interruptores de fusíveis em caixas.

    A reputação do “D” que assinalava as caixas de conduto da empresa fez com que esta escolhesse o nome Square D. A sua fama se espalhou: na década de 40, a Square D tinha 10 fábricas nos Estados Unidos e uma força de trabalho de 7.000 colaboradores, fabricando metade dos disjuntores utilizados na aviação.
    Na década de 50, a empresa abriu a sua primeira subsidiária européia. Foram também abertas subsidiárias na Ásia e África do Sul. A marca lançou robôs programáveis, uma nova geração de caixas para utilização doméstica, um detector de incêndios para proteção contra sobrecarga de corrente e a detecção/interrupção de arcos elétricos… Em 1991, a Schneider Electric comprou a Square D.

    Os produtos e sistemas desenvolvidos pela Square D pela marca Schneider Electric estão presentes em todos os setores da atividade, desde disjuntores a sistemas de controle e monitoração. Os setores de construção terciários e residenciais são os consumidores principais da Square D dos produtos Schneider Electric.

    Fonte:"Schneider, l'Histoire en force".
    (Disponível apenas em francês)
    Tristan de la Broise et Felix Torres. De Monza Editions.

    A história da TAC

    Com um histórico de 80 anos em automação predial, soluções de eficiência energética e de segurança, a TAC desenvolveu-se como líder da indústria através da inovação e da satisfação do cliente.

    1925: A Tour Agenturer foi fundada em Estocolmo, oferecendo uma ampla variedade de produtos, focada principalmente em reguladores de pressão e válvulas.

    Ao longo da sua história, a TAC cresceu através de aquisições e parcerias. O seu foco nas necessidades do mercado conduziu uma série de primeiros lugares na indústria, incluindo:

        A primeira a fornecer tecnologia direta de controle digital para a automação predial.
        A primeira a integrar HVAC e controle de acesso.
        A primeira a incorporar um servidor Web num controlador predial.
        A primeira a desenvolver uma interface de usuário a partir de um telefone, com base em um controlador com menus de voz programáveis.
        A primeira a desenvolver um controlador com o protocolo aberto de comunicação LON®.
        A primeira a integrar suporte BACnet® em todos os controladores de automação.
        A primeira a estabelecer o conceito de Open Integrated Systems for Building IT™ (Sistemas abertos e integrados para a Tecnologia da Informação em ambientes prediais).

    Em 2003, a Schneider Electric comprou a TAC, aumentando sua gama da oferta em soluções para a automação predial.

    A história da Telemecanique

    A Telemecanique adotou uma política de inovação desde o início, tornando-se na referência líder a nível global relativamente a automação e gestão ao longo da sua história.

    1924 : Aquisição por Michel le Goullec da "Manufacture d’Appareillage Electrique" a qual, em 1928, se tornou na "Télémécanique Electrique."

    A história da Telemecanique, relacionada com as suas invenções, teve início com a comercialização do primeiro contactor de barra. A patente foi registada em 1924, o mesmo ano da sua aquisição! A marca expandiu então rapidamente as suas actividades para se tornar no especialista líder em automação e gestão. Desenvolveu notavelmente os contactores D que se tornaram numa referência global.

    A Schneider Electric adquiriu a Telemecanique em 1988. Após juntar-se ao Grupo, a marca continuou o seu desenvolvimento com a invenção das células fotoeléctricas das gamas Osiris e com a integração de tecnologias Web para propor os primeiros servidores Web integrados para os seus robôs. Em 2001, nasceu a tecnologia Quickfit permitindo ligações com ferramentas ou cabos.

    Em 2009, os produtos, serviços e soluções da Telemecanique migraram para a marca Schneider Electric na forma da sua oferta de Automação e Controle.

     
    Fonte: "Schneider, l'Histoire en force"
    (apenas disponível em francês)
    Tristan de la Broise et Félix Torres - De Monza Editions.Registre-se Receba em seu e-mail nossas notícias, convites para eventos e comunicados de imprensa
    • Sensores Telemecanique Telemecanique Sensors tem mais de 90 anos de experiência e é reconhecida como uma especialista mundial na área de sensores.

    A história da Waltec

    A Waltec foi criada em 1976, Blumenau, Santa Catarina. Em 2008, foi adquirida pelo Grupo Areva.
    Em 2010, a Waltec passa a pertencer à Schneider Electric,como resultado da transferência de negócios Distribuição, proveniente da aquisição conjunta com a Alstom.

    1976: A Waltec foi criada, Blumenau, Santa Catarina.

    A Waltec, uma empresa  brasileira, voltada para a produção de equipamentos elétricos, foi criada em 1976, na cidade de Blumenau, Santa Catarina.
    Em outubro de 2008, Waltec foi comprada pelo Grupo Areva, multinacional francesa do setor de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

    Em novembro de 2009, Schneider Electric and Alstom assinam acordo, com o objetivo de efetuar a aquisição conjunta. O consórcio estabelece a transferência do negócio de Transmissão (aproximadamente dois terços do total) para  Alstom  e o negócio de Distribuição (aproximadamente um terço) para Schneider Electric, passando a Waltec a fazer parte do grupo Schneider.

    Em junho de 2010, Alstom e Schneider Electric procedem o fechamento da transação de aquisição da Areva T&D, sua unidade de negócios de Transmissão e Distribuição.

    A Waltec Equipamentos Elétricos foi incorporada em 30 de dezembro de 2010 pela Schneider Electric. Como resultado, a Schneider Electric tornou-se  sucessora universal desta empresa, assumindo todas as suas instalações fabris, pessoal, ativos, direitos e obrigações, passando a ser uma nova filial da Schneider Electric.

    Em 2010 com as soluções Waltec incorporadas, a Schneider Electric ampliou sua oferta no segmento de energia, oferecendo também transformadores, painéis de BT e MT, conjuntos de manobras, reatores e filtros.

    A história da Web Energy

    A Web Energy foi fundada em julho de 2002, como subsidiária da Engecomp Tecnologia, conhecida fabricante de gerenciadores de energia na época. A empresa tinha como objetivo a venda de serviços de monitoramento remoto do uso da energia, e rapidamente conseguiu conquistar importantes contas corporativas nos setores de varejo e telecomunicacões.

    No ano de 20003, a Web Energy  lançou o primeiro gerenciador de energia com tecnologia GSM, capaz de atuar como gateway para aquisição de dados, assim como controlador de demanda e fator de potências. O produto foi amplamente aceito pelo mercado, e a empresa alcançou alcançou outros importantes clientes no segmento de edifícios comerciais.

    Em junho de 2006, a Web Energy foi adquirida pela Schneider Electric, passando a integrar as soluções da empresa globalmente.